Mais de 3,9 mil milhões de kwanzas foram investidos pelo Executivo angolano, durante o ano de 2022, na província do Cuanza Sul, na implementação de projectos sociais e económicos inseridos no Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP)
Os dados foram apresentados Terça-feira, à imprensa, pela ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto, adiantando que o montante corresponde a 97,93 % do valor total orçamentado e foi aplicado em 504 projectos, dos quais 472 foram concluídos, 23 em execução, seis não iniciados e três paralisados.
De acordo com a governante, que falava no final da reunião com os administradores municipais e técnicos do Gabinete de Estudo, Planeamento e Estatística (GEPE), as acções estão ligadas aos domínios dos cuidados primários de saúde, agricultura, pecuária, entre outros.
“Foram desenvolvidas acções concretas que permitem o aumento das áreas cultivadas e da produtividade agrícola, assim como o aumento da captura de pescado, criação de animais e, principalmente, o escoamento dos produtos”, salientou.
Por esta razão, afirmou que o Executivo vai reforçar as acções inseridas no PIDLCP, com vista a contribuir para a inclusão produtiva e a redução da pobreza extrema no seio das populações.
Por sua vez, a vice-governadora para o sector político, económico e social, Emília Tchinawalile, sublinhou que, apesar de algumas dificuldades, os municípios conseguiram cumprir o programa, em benefício das populações da região.
Durante a sua estada de 48 horas no Cuanza Sul, a ministra Ana Paula do Sacramento Neto visitou a cooperativa Agrijovem da comuna do Quicombo e a localidade da Pomba Nova, na cidade do Sumbe, onde constatou os projectos em execução inseridos no PIDLCP.