As obras de asfaltagem do bairro Hospital, periferia do Luena, serão concluídas em 30 dias, marcando o fim da 1ª fase do processo que abrangeu cinco bairros, assegurou, esse Domingo, à ANGOP, o director da empresa NECS, João Ferreira, responsável pela empreitada.
A referida empreitada, com uma extensão de um quilómetro, lançada há um ano, está orçada em 525 milhões, 390 mil e 877 kwanzas, enquadradas no Plano Integrado de Intervenção nos Municipios (PIIM).
Em declarações à ANGOP, o director da empresa disse que até agora já foram edificados os passeios e lancisdas sete vias projectadas, sendo que nos próximos 30 dias será recuperada a base, que apresenta alguma degradação devido ao tempo de paralisação, e a colocação do betão betuminoso (tapete asfáltico).
Justificou o atraso das obras com as constantes chuvas que se fazem sentir na região, prometendo cumprir com o contrato rubricado e apresentar um projecto com a qualidade exigida.
A requalificação da cidade do Luena é um projecto do governo, que visa melhorar a qualidade de vida da população, evitando charcos e, consequentemente, a redução de doenças.
A primeira fase da empreitada abrangeu a asfaltagem das ruas do Tchifuchi, Santa Rosa, Popular e parte do Sangondo.
Ao todo, o projecto foi orçado em 9 mil milhões e 269 milhões de kwanzas financiados pelo Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
Ainda na primeira fase foi asfaltado o troço rodoviário Cine Luena/ Urbanização 4 de Fevereiro (450 casas), num percurso de 10 quilómetros, com o financiamento da Sonangol.
Para o exercício económico 2023, estão previstas a asfaltagem de mais seis novos bairros da periferia, mormente o Social da Juventude, Sinai Novo, Mandembue, Passa Fome e Kwenha, numa extensão de 12 quilómetros.