O Presidente da República, João Lourenço, regressou, ontem, a Luanda, depois de ter efectuado uma visita de Estado à Itália
À chegada, o Chefe de Estado recebeu cumprimentos de boas-vindas da Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, e de membros do Executivo.
Durante a sua visita, as relações políticas e diplomáticas entre Angola e Itália foram reforçadas, tendo mantido encontros com as mais distintas entidades nacionais, com destaque para o seu homólogo Sergio Mattarella.
No quadro da mesma, os dois Estados assinaram vários acordos de cooperação, com realce para os domínios dos petróleos, transportes, finanças, saúde e educação.
No Parlamento italiano, João Lourenço reuniu-se com o líder do Senado, Ignacio La Russa, e com o presidente daquele órgão de soberania, Lorenzo Fontana.
O Estadista angolano foi condecorado pelo Presidente Sergio Mattarella com a Ordem do Mérito da República Italiana, e na mesma ocasião, outorgou a Ordem Agostinho Neto ao homólogo e à Primeira-Dama, Laura Mattarella.
A ocasião serviu igualmente para participar no Fórum Económico Itália-Angola, organizado pela associação empresarial Confindustria Assafrica, em colaboração com a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX).