O Presidente da República, João Lourenço, nomeou, ontem, por despacho, o Conselho de Administração da Empresa Caminho-de-Ferro de Luanda, E.P, presidido por Manuel António Kanda Kanda
João Lourenço, invocando conveniência de serviço, nomeou para administradores Manuel João Lourenço (para Área Técnica), Luzia Vanessa Correia da Costa Cravid (Área Financeira) e Daniel João Quipaxe (Não Executivo).
Antes, deu por findo o mandato do anterior Conselho de Administração da Empresa do Caminho-de-Ferro de Luanda, E.P, que tinha como presidente Júlio Bango Joaquim.
O referido conselho integrava como administradores Manuel João Lourenço (Área Técnica), Judite Armando Pereira (Não Executiva).
Ainda ontem, o Chefe de Estado angolano exonerou, por despacho, Daniel João Quipaxe do cargo de Presidente do Conselho de Administração da Empresa do Caminho-de-Ferro de Moçâmedes, E.P., cargo para o qual havia sido nomeado pelo Decreto Presidencial n.º 338/17, de 20 de Dezembro.
João Lourenço nomeou, nos termos da Lei e por conveniência de serviço público, António Coelho Fernandes da Cruz como presidente do Conselho de Administração da Empresa do Caminhode-Ferro de Moçâmedes- EP.
Também deu por findo o mandato do Conselho de Administração da Empresa Portuária de Luanda, E.P., presidido por Alberto António Bengue, integrando os administradores Willy Maio Guimarães (Executivo), Miguel Marcos Vidal Pipa (Executivo), Horácio José V. de Macedo Feijó (Executivo), Anibal António Vuma (Executivo), Justino José Fernandes (Não Executivo) e João de Oliveira Barradas (Não Executivo).
Para integrarem o Conselho de Administração da Empresa Portuária de Luanda, E.P., João Lourenço nomeou, por conveniência de serviço, Alberto António Bengue, como presidente, e os administradores Willy Lucti Maio Guimarães (Executivo), Aníbal António Vuma (Executivo), João Gaspar de Sousa Fernandes (Executivo), Pedro Valentim Dozi (Executivo), Mário Miguel Domingues (Não Executivo) e Manuel Augusto César Ferreira (Não Executivo).
O Presidente nomeou ainda António Capewa Caliangula para integrar o conselho de administração da Empresa Portuária do Lobito, E.P, como administrador não executivo. Num outro despacho, o Presidente João Lourenço exonerou o Conselho de Administração da Sociedade Gestora de Aeroportos SGA -SA, composto por Mário Miguel Domingues (presidente), Nataniel Alberto dos Santos Domingos (presidente da Comissão Executiva), António Cristóvão Manuel (administrador executivo), Helsio Mauro Ribeiro Epalanga (administrador executivo) e N´jinga Nerica Pimentel PittaGrós (Administradora Executiva).
O conselho que cessa funções integrava ainda os administradores não executivo Manuel Gomes, Hélder Marques Nunes da Silva, José Tavares Baptista Venâncio e Marcelino Cristóvão Bronzeia Franco.