Um cidadão de 70 anos de idade, presidente da Comissão de Moradores do bairro Cajingombe, na província do Bengo, foi detido na última Terça-feira, 07 de Fevereiro, sob a acusação de ter abusado sexualmente uma criança de seis anos de idade
A confirmação da detenção do ancião foi-nos dada pelo superintendente Gaspar Inácio, director do gabinete de comunicação institucional e imprensa da Delegação do MININT-Bengo, tendo acrescentado que o cidadão premeditou o crime, aproveitando-se da inocência da criança.
Rezam os factos que o cidadão de 70 anos de idade, que intitula-se presidente da Comissão de Mora-ores do bairro Cajimbombe, onde reside, encontrou a menor a brincar e a orientou que fosse trocar a moeda de 100 Kz numa das cantinas no bairro e, no seu regresso, a fez refém na sua residência e praticou o abuso sexual.
“Ele está a ser acusado de presumível autoria de abuso sexual da menor, por várias vezes, e em horas distintas. Ameaçou a criança, jogando-a no chão do seu quarto, onde várias vezes, introduziu o seu órgão genital no orifício vaginal da vítima. Foi denunciado pelos familiares da menor ao piquete da Esquadra Policial do Panguila e, consequentemente, detido”, disse.
Gaspar Inácio disse ainda que o acto provocou lesões graves à menor, tendo sido socorrida para um centro de Saúde local, onde foi submetida a exames médicos. O Serviço de Investigação Criminal no Bengo procedeu na região do Panguila, a detenção do acusado, o cidadão de 70 anos de idade, acusado na prática do crime de abuso sexual tendo como vítima uma menor de seis anos de idade. O acusado será presente ao Ministério Público para ulteriores trâmites processuais.
Desmantelado grupo de marginais
Ainda na província do Bengo, a Polícia Nacional de Angola desmantelou, ontem, dois grupos de supostos marginais, composto por 32 elementos, com idades compreendidas entre os 16 e 53 anos, implicados na prática de roubo e furto de electrodomésticos, ofensas à integridade física, abuso sexual e outros, nos bairros periféricos do município de Caxito.
A detenção dos suspeitos ocorreu mediante a colaboração da população, que denunciou os infractores, que actuavam nos bairros Mifuma, Riceno, Gê, Mobungo e Kawango. Foram ainda apreendidos, na mesma acção, três televisores do tipo plasma de marcas diversas, uma motorizada, um aparelho de som, três tapetes, três mesas, duas ventoinhas, três cadeiras, um gerador, um colchão, um aparelho de ar condicionado de 12 BTU, um fogão e três portas.