Na sequência das actividades à volta da semana da Sustentabilidade, que decorre, desde ontem, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos (EAU), o Presidente da República, João Lourenço, participa, hoje, num painel sobre o acesso à energia limpa e sua importância para a África.
O referido painel também terá a participação dos Presidentes da Zâmbia, Hakainde Hichilema, do Uganda, Yoweri Museveni, e da Tanzânia, Samia Suluhu. Ontem, João Lourenço testemunhou a cerimónia de abertura da Semana da Sustentabilidade de Abu Dhabi (ADSW) 2023, que decorreu no Centro Nacional de Exposições.
Também testemunharam a cerimónia, os Presidentes dos Emirados Árabes Unidos (EAU), Mohammed Bin Zayed Al Nahyan, do Azerbaijão, Ilham Aliyev, e da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol. O acto de abertura contou, igualmente, com a presença dos Chefes de Estado do Uganda, Yoweri Museveni, de Moçambique, Filipe Nyusi, das Ilhas Seychelles, Wavel Ramkalawan, bem como do Primeiro- Ministro etíope, Abiy Ahmed
Prémio Zayed de Sustentabilidade
Durante a sessão, a organização procedeu à entrega do Prémio Zayed de Sustentabilidade, tendo sido o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, uma das entidades que entregou a distinção ao vencedor de uma das categorias.
O Prémio Zayed reconhece a excelência dos pioneiros da sustentabilidade do mundo e oferece uma plataforma para impulsionar a transformação nesse segmento.