O Presidente da República, João Lourenço, autorizou a reabilitação do troço que liga as localidades do Cunje/Catabola/Camacupa, numa extensão de 71,80 quilómetros da Estrada Nacional 250, na província do Bié.
A informação consta do Despacho Presidencial nº 308/23 de 22 de Dezembro, que autoriza a empreitada e formaliza a abertura do procedimento de contratação simplificada, pelo critério material, para a adjudicação dos contratos. De acordo com o documento, a que a Angop teve ontem acesso, foi autorizado, para esta empreitada, um o valor de 91 milhões 678 mil 578 dólares e 16 cêntimos.
Para a fiscalização das obras, foi autorizada a despesa de mil 902 milhões 330 mil 496 kwanzas e 74 cêntimos. Segundo o despacho, esta estrada é de grande importância para o corredor Sul e Leste do país, por ser a principal ligação com a República da Zâmbia.
Com a conclusão das obras, espera-se a expansão socioe- conómica daquela região, permitindo o acesso a escolas, postos de saúde e outros serviços da Administração Local do Estado e o desenvolvimento da indústria mineira e madeireira.
Esta estrada encontra-se em acentuado estado de degradação, pondo em causa a segurança rodoviária, impossibilitando a expansão das trocas comerciais nessa região do país.