Com o novo centro de pedido de emissão de vistos para Portugal da VFS Global, situado no 1º andar, do Edifício Ingombota, na rua Guilherme Pereira Inglês, nº 43, em Luanda, as autoridades portuguesas acreditam que o tratamento das solicitações do género serão mais fluída e se respeitará os prazos previstos na lei
A responsável da VFS Global para a África Subsariana, Hariprasad Viswanathan, disse que a mudança do centro para estas novas instalações, ocorrida no dia 6 do cor- rente mês, representa o reforço do compromisso da sua equipa com a manutenção da excelência do serviço que prestam ao Consulado Geral de Portugal em Luanda. Um processo que começou em 2016.
“Considerando os laços estreitos entre os dois países, Portugal continua a ser o principal destino dos angolanos que planeiam viajar para fora, pelo que as instalações agora inauguradas vão contribuir para que a resposta às solicitações apre- sentadas seja mais fluída e respeite os prazos previstos na lei para atribuição dos vistos”, disse Hariprasad Viswanathan.
O centro, inaugurado, no dia 6, pelo embaixador de Portugal em Angola, Francisco Alegre Duarte, na presença da cônsul-geral de Portugal em Luanda, Rosa Lemos Tavares, e da responsável da VFS Global para a África Subsariana, Hariprasad Viswanathan, terá um horário de funcionamento alargado, das 8h às 16h, de Segunda a Sexta-feira (excepto em dias feriado), segundo uma nota de imprensa a que OPAÍS teve acesso.
As autoridades esclarecem ainda no documento que os requerentes podem apresentar os seus pedidos de visto para Portugal entre as 8h00 e as 15h00, sendo que os passaportes estão disponíveis para levantamento entre as 8h00 e as 16h00. O mesmo dispões de 17 balcões para submissão imediata de vistos para Portugal, cujo serviço é assegurado por uma equipa devidamente treinada e que está sempre disponível para apoiar com eficácia no aumento substancial dos pedidos de visto, de acordo com os seus promotores.
Os solicitantes de vistos têm ainda à disposição um sistema de rastreamento efectivo no site, baseado em aplicações que garantem a maior transparência do processo em cada uma das suas etapas. “Os agendamentos devem ser feitos com um mês de antecedência, para que se garanta a eficiência do processo de emissão de vistos, assim como a melhor gestão das solicitações em tempo útil“.