O Comando Provincial da Polícia Nacional na Huíla está a trabalhar na contenção do contrabando de combustíveis no Sul do país, numa altura em que se regista uma escassez do produto nas províncias do Namibe, Cunene, Cuando Cubango e Huambo
A informação foi avançada ontem pelo porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional na Huíla, Benedito Walter, tendo acrescentado que, no município da Humpata, foram apreendidos 680 litros de gasolina que estavam a ser contrabandeados. Com o produto foi igual mente detido um cidadão de 46 anos de idade.
De acordo com o porta-voz, esta detenção surge na sequência da operação Lussolo, que decorre em todo o país e, nesta província, tem estado a preocupar o contrabando de combustível, facto que acontece com alguma frequência sempre que se regista uma quebra no seu fornecimento. Benedito Walter informou que a detenção do cidadão e a apreensão dos 680 litros de gasolina só vêm reforçar as suspeitas deste órgão de defesa e segurança pública. “O facto ocorreu por volta da 01h30, no âmbito da ‘operação Lussolo’, na comuna da Palanca, bairro da Heva, Estrada Nacional 280.
O suspeito estava a bordo de um veículo de marca Toyota, modelo Land Cruiser, que transportava a referida mercadoria. Questionado a origem e o destino da mesma, recusou-se a revelar, facto que levou os agentes a consumarem a detenção”, disse. No âmbito da mesma operação, o Comando Provincial da Polícia Nacional na Huíla procedeu à detenção de 278 cidadãos nacionais, na semana passada, como presumíveis autores de diversos crimes, com destaque para os roubos, furtos, homicídios e ofensas corporais.
Entre os casos, destaca-se o desmantelamento de 30 grupos de marginais que se dedicam a assaltos à mão armada, em diversos bairros do Lubango, com destaque para o de Nambambe, de Caluva, da Luta Continua e o bairro Comercial. Ainda assim, a Polícia Nacional na Huíla afirma ter reduzido o número de crimes em uma semana, na ordem dos 26, contra os 83 crimes registados na semana antepassada. Ainda na mesma operação, foram apreendidas seis armas de fogo, com as quais os marginais realizavam as suas acções delituosas.
Viatura que transportava candidatos ao concurso da Educação capota e faz uma vítima mortal na Huíla Uma viatura de marca Toyota, modelo Land Cruiser, que circulava numa estrada terciária do troço Tchipindo–Kuvango, na província da Huíla, capotou recentemente tendo causado uma vítima mortal e nove feridos. Segundo o porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional na Huíla, inspector Benedito Walter, o acidente em que esteve envolvida a viatura em que vinha um grupo de candidatos que participaram do exame de acesso ao Ministério da Educação, no município de Tchipindo, teve como principais causas o excesso de velocidade e a ultrapassagem irregular.
Por outro lado, mesmo sem ter avançado o seu estado clínico, Benedito Walter informou que os nove feridos estão a receber assistência médica no Hospital Municipal do Kuvango, devendo, nas próximas horas, serem transferidos para o Hospital Central do Lubango. Benedito Walter informou ainda que o motorista da referida viatura, que também se encontra entre os feridos deste acidente, já está sob custódia da Polícia Nacional, para se aferir o grau de culpabilidade no sinistro. A vítima mortal é um jovem de 23 anos de idade.