A detenção do cidadão de 44 anos de idade, identificado por Rei Chavito, ocorreu quando o mesmo pretendia furtar mais uma viatura no interior de um quintal, na zona industrial, arredores da cidade do Lubango, revelou ontem o porta-voz do Comando Provincial da Polícia, inspector-chefe José Nongava.
O oficial da polícia disse que o cidadão é supostamente líder de um grupo composto por nove indivíduos, dos quais oito já detidos em operações anteriores, que realizavam as suas acções nas províncias da Huíla, Benguela e Huambo.
Com recurso à arma de fogo, roubam as viaturas dos seus legítimos proprietários. “O líder da associação criminosa, carinhosamente chamado pelos seus comparsas Rei Chavito, natural de Luanda, que por sinal se encontrava em fuga, foi detido na cidade do Lubango na zona industrial, com um dos seus discípulos de 46 anos de idade”, frisou.
Acrescentou de seguida que “a detenção dos meliantes foi possível quando estes pretendiam roubar mais uma viatura que se encontrava no interior de um quintal.
As forças da ordem do DIIP flagram os meliantes em pose de uma arma de fogo do tipo pistola, quando estes pretendiam roubar a viatura de marca Toyota Hilux”.
De acordo com o porta-voz do Comando Provincial da Polícia na Huíla, os meliantes furtaram e roubaram um total de 10 viaturas, designadamente sete na província da Huíla, duas em Benguela e uma na província do Huambo.
“Estas viaturas foram todas recuperadas pelos nossos efectivos e de seguida foram entregues aos seus legítimos proprietários que foram constituídos pelo Ministério Público como fieis depositários, enquanto o processo-crime decorre”, revelou.
Cidadão de 64 abusa duas sobrinhas de 15 e 16 anos até engravidar uma delas
Um cidadão de 64 anos de idade foi detido, no sábado passado, no bairro da Mitcha, arredores da cidade do Lubango, acusado de ter abusado reiteradas vezes as suas duas sobrinhas de 15 e 16 anos de idade, de acordo com o balanço da situação operativa do Comando Provincial da Polícia Nacional na Huíla, apresentado ontem à imprensa.
O inspector-chefe José Nongava explicou que os abusos sexuais de que eram vítimas as duas adolescentes terão iniciado em Dezembro do ano passado, tendo resultado na gravidez da adolescente de 16 anos que se encontra no quarto mês de gestação.
Segundo José Nongava, para cometer as suas acções delituosas, o cidadão aproveitava-se da ausência da sua esposa, por sinal, tia das vítimas, e aliciava as adolescentes com valores monetários que rondavam os 2 e 5 mil Kwanzas.
O porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional explicou que o acusado foi detido graças à denúncia feita por outros parentes das duas vítimas.
“O cidadão, por sinal, tio das vítimas, confessou que começou a ter relações sexuais com as vítimas no mês de Dezembro de 2023”.
Segundo a fonte, submetidas a exame médico no Hospital Materno do Lubango, descobriu-se que “a menor de 16 anos de idade encontra-se grávida de 16 semanas, na razão de quatro meses de gravidez.
Diante da situação, a Polícia no Lubango lavrou um processo para que, junto do mesmo, seja encaminhado ao juiz de garantia”.
Por: João Katombela, na Huíla