Quatro cidadãos estrangeiros de diferentes nacionalidades foram, Terça-feira, detidos pela Polícia Nacional (PN), no município do Nzeto, província do Zaire, quando pretendiam alcançar a capital do país, Luanda
Trata-se de dois cidadãos da República Democrática do Congo (RDC), um do Congo Brazzaville e igual número da Guiné Conacri.
De acordo com o porta-voz da Delegação Provincial do Zaire do Ministério do Interior, Sérgio Afonso, em declarações, ontem, à ANGOP, os referidos imigrantes, provenientes do município do Soyo (Zaire), estavam a ser escoltados por um cidadão nacional que cobrou 200 mil kwanzas por cada um a fim de lhes levar até à capital angolana.
“Eles viajavam de um turismo e posto nas imediações de um posto policial, o suposto guia os abandonou e meteu-se em fuga”, explicou o porta-voz.
Sérgio Afonso disse que a detenção destes estrangeiros em situação migratória irregular contou com a colaboração dos populares locais, que denunciaram às autoridades a presença de “pessoas estranhas” nas matas daquela circunscrição.
Informou que as forças da ordem e segurança estão a fazer diligências para a captura do guia que se encontra foragido.
O município do Nzeto, fronteiriço com a província do Bengo, dista 230 quilómetros da cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire.