Quinhentas e 70 residências do bairro Boa Esperança, arredores da cidade de Menongue (Cuando Cubango), passaram a beneficiar de energia eléctrica, com a entrada em funcionamento, essa Segunda-feira, do primeiro Posto de Transformação (PT) da localidade
A ligação domiciliária, no âmbito da implementação do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) foi possível com a instalação do Posto de Transformação (PT) 630 KVA, avaliado em 425 milhões de kwanzas.
O corte da fita do equipamento colocado à disposição no quadro das comemorações do Dia do Início da Luta Armada de Libertação Nacional, assinalado a 4 de Fevereiro, coube ao administrador do município de Menongue, José Ernesto da Silva.
O programa de inaugurações contemplou, igualmente, um outro PT de 100 KVA, que está a permitir a iluminação pública no troço entre a zona do 23 de Março e o condomínio do Caminho-de-Ferro, com mais de 65 postos.
Na ocasião, José Ernesto da Silva prometeu continuar com o programa de expansão da rede eléctrica domiciliar no sentido de permitir que as residências sem este bem venham a beneficiar, através desta empreitada que está a ser executada em parceria com a Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE).
Apelou à população para cuidar dos equipamentos colocados à disposição para que tenham a durabilidade pretendida e, ao mesmo tempo, facilitarem o asseguramento dos fins domésticos, a circulação de pessoas e bens no período nocturno e, ao mesmo tempo, tornar mais fácil o policiamento de proximidade.
O PIIM permitiu, em 2023, a inauguração de vários equipamentos eléctricos para a iluminação, entre os bairros 23 de Março e Tchindandi, assim como a via do cemitério de Menongue até ao bairro Agostinho Neto, um processo que decorre nos bairros Azul e 45 Casas.