Pesquisados do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica participaram, recentemente, na publicação, numa revista científica da Suíça, de um sistema de alerta prévio de produção agrícola, que consiste na utilização do sistema de apoio às decisões, denominado “Anomaly hotSpots of Agricultural Production (ASAP)”.
Segundo uma nota enviada, ontem, Domingo, à ANGOP, a pesquisa foi publicada numa revista científica da Suíça, de alto prestígio, podendo ser acessada através de um link: https://www.mdpi.com/2072- 4292/15/17/4284/pdf.
O sistema fornece informações de alerta prévio sobre a produção agrícola, com base em dados de Observação da Terra e dados agroclimáticos.
Iniciativa foi desenvolvida através da cooperação de Pesquisadores de diversas instituições, nomeadamente o Centro Conjunto de Pesquisa, da Comissão Europeia baseado na Itália, a Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento, do Centro de Previsão e Aplicações Climáticas do Quénia, da Unidade de Sistemas de Informações Geográficas e Sensoriamento Remoto do Observatório do Sahara e do Sahel da Tunísia e o Departamento de Ciências Físicas e Engenharia da Universidade King Abdullah de Ciência e Tecnologia da Arábia Saudita.
Para a pesquisa, foram utilizados conjuntos de dados de satélites para estimativa de precipitação, indicadores de biomassa e de estresse hídrico em cultivos e pastagens, assim como previsões sazonais de precipitação, calendários agrícolas nacionais adaptados à fenologia do sistema ASAP.
Foi também utilizada uma nova interface para a visualização e análise de dados Sentinel e Landsat de alta resolução espacial.