Um pescador de 23 anos, conhecido por João Cahilo, sobreviveu a ataques de um jacaré, enquanto pescava no rio Luena, província do Moxico, soube, esse Domingo, a ANGOP.
O facto ocorreu na localidade de Camuxilo, cerca de 30 quilómetros a Leste da cidade do Luena, quando o pescador foi surpreendido pelo réptil no interior do rio, momentos depois da sua canoa avariar.
Conforme a vítima, que esteve em companhia dos primos, lutou com o animal em diversas ocasiões, tendo sofrido ferimentos na zona do pescoço, cabeça e nos membros superiores.
“Cheguei a uma altura, depois de muita luta, pensei que morreria, mas com ajuda de Deus saí vivo do rio”, contou o pescador que se encontra internado no Hospital Geral do Moxico (HGM).
A médica em serviço que prestou os primeiros socorros à vítima, Georgina Muhongo, disse que o estado clínico do paciente é razoável, sem sinais de perigo, podendo receber alta hospitalar em pouco tempo.
Ataques semelhantes têm sido frequentes na região. Há um ano, uma menor de dez anos de idade foi devorada por um jacaré nas margens do rio Luxia, no município de Camanongue, quando pretendia tomar banho, além de outros dois casos relatos naquela circunscrição no mesmo período.
Um ano antes deste episódio, um cidadão vietnamita, de 44 anos de idade, também foi devorado por um jacaré no rio Zambeze, na vila de Cazombo, município de Alto Zambeze, durante actividade piscatória, em companhia do seu compatriota que conseguiu escapar. Momentos depois, o corpo da vítima emergira sem os membros inferiores.
As autoridades de protecção civil da província têm reiterado o apelo à população para evitar praticar actividades de lazer e pesca em espaços proibidos.