Perto de 4 mil pés de eucalipto serão plantados nas duas margens do troço rodoviário Cuito-Chinguar (Estrada Nacional 250), pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF), no âmbito do repoamento florestal.
O acto de lançamento ocorreu, ontem, na Embala Ngombe, do referido troço, com a plantação de mil árvores de eucalipto, enquadrado nas comemorações do Dia Mundial da Árvore e das Florestas, que se assinala nessa Quinta-feira.
Na ocasião, a chefe de departamento do Instituto de Desenvolvimento Florestal no Bié, Elvira Tatiana Soares, sublinhou que o lançamento da plantação desta espécie e outras visa repor os recursos florestais, que têm sofrido uma devastação anual de cerca de 3 mil metros cúbicos.
Os recursos florestais, segundo a responsável, são muito importantes, por ajudarem na desaceleração das alterações climáticas, bem como na regulação do clima.
A província do Bié tem uma cobertura florestal de 3 milhões, 936 mil e 915 hectares, dos quais 91 mil hectares são considerados produtivos.
Elvira Tatiana Soares defendeu, por outro lado, a necessidade da intensificação da consciencialização das comunidades sobre a importância da preservação das árvores e florestas.
Participaram ainda na actividade técnicos do IDF, responsáveis da Associação Juvenil “Jucarente”, da Associação dos Amigos do Ambiente e população que circunda o centro administrativo de Cuquema.