A informação foi prestada, ontem, pela coordenadora da comissão executiva da peregrinação à Muxima, Tatiana Mbuta, que assegurou, igualmente, a preparação de cerca de 300 profissionais da saúde que vão prestar os primeiros socorros aos fiéis em 10 tendas montadas
As condições técnicas, logísticas e humanas para o asseguramento da peregrinação à Nossa Senhora da Conceição da Muxima, que decorre de 1 a 3 de Setembro, estão todas criadas, garantiu esta Quarta-feira a comissão preparativa do evento. De acordo com a coordenadora da comissão executiva da peregrinação à Muxima, Tatiana Mbuta, estão preparados cerca de 300 profissionais da saúde que vão prestar os primeiros socorros aos fiéis, em 10 tendas montadas, além de mais 300 efectivos dos serviços de Protecção Civil e Bombeiros.
Em conferência de imprensa, a responsável fez saber que, neste momento, as empresas de Distribuição de Energia Eléctrica (ENDE) e de Água de Luanda (EPAL), respectivamente, estão a terminar os sistemas de iluminação pública e disposição de pontos de fornecimento de água. Anunciou que, contrariamente às edições passadas, este ano, o parqueamento de viaturas será consoante a cobrança de uma taxa mínima de 500 kwanzas e máxima de mil.Por questões de segurança, a polícia vai proibir a circulação de viaturas em mau estado técnico, em direcção à vila da Muxima e solicita a compreensão dos utentes.
Por sua vez, o padre Agostinho Cahanda confirmou que todas as condições necessárias à edição 2023 da peregrinação à Muxima, que decorre sob o lema “Com Maria, Amemos e Protejamos as crianças”, estão criadas. Fez saber que a peregrinação inicia na Sexta-feira, a partir das 7:00, mas na Quinta-feira, às 8:30, haverá uma celebração de acolhimento dos peregrinos. Entretanto, durante o dia de Sexta-feira e Sábado, decorrerão várias actividades, entre as quais missas, confissões, catequeses e louvores de adoração ao santíssimo. Já às 9 horas de Domingo, será realizada uma missa de encerramento, a ser presidida pelo bispo Dom Emílio Sumbelelo, da Diocese de Vaiana.
Neste ano, a comissão organizadora da peregrinação achou por bem que a imagem peregrina de Nossa Senhora fosse às dioceses de Caxito, de Luanda e a de Viana, tendo saído no dia 24, com perspectiva de regresso à Muxima no dia 02, pelas 18:30, marcando assim o início da abertura da peregrinação. Para o asseguramento do evento anual, que acolhe calculadamente mais de um milhão de fiéis, a Polícia vai destacar nesta edição 2023 mais de dois mil efectivos, de acordo com o chefe das operações do Comando Provincial da Polícia, Lázaro Conceição, contrariamente ao número avançado à ANGOP pelo porta-voz da polícia em Lu- anda.
As forças já estão estacionadas ao longo das estradas nacionais 230 (Luanda/Catete) e 110 (Cate- te/Muxima), com dispositivos de radares, a condicionar uma velocidade de 70 a 80 quilómetros por hora, sinalização com cones e reflectores para acautelar eventuais sinistros. Foram preparados 33 pontos de recolha a nível de Luanda, a partir dos quais a polícia sensibiliza os utentes a terem uma conduta livre de dissabores.
Por isso, apela à paciência, respeito às normas de trânsito, evitarem manobras para alcançar mais rápido o local e cumprir as filas, porque o fluxo vai obrigar alguma lentidão ao trânsito, principalmente no acesso à vila. Sobre do tráfego fluvial, a polícia vai dispor quatro embarcações para o patrulhamento, desde a ponte da barra do Kwanza, Cabala, Funda e o Dondo.