A Organização Não G over n a ment a l Internacional checa People in Need lançou, ontem, na cidade do Cuito, província do Bié, o projecto “Higiene Menstrual sem Tabú-Minha Saúde, Minha Vida”, para reduzir as barreiras no acesso à informação sobre o assunto em causa.
No acto de apresentação, a gestora do projecto, Ludivina Nunda, fez saber que o objectivo visa ainda garantir um ambiente seguro das raparigas na gestão da higiene menstrual dentro e fora da escola, envolvendo os actores sociais (pais, professores e encarregados de educação).
O projecto tem a duração de 10 meses e vai beneficiar cerca de 3 mil meninas do centro administrativo do Cuquema, comuna do Cunje e da sede municipal do Cuito, com um orçamento de 32 milhões de kwanzas.
Serão realizadas acções formativas sobre a higiene e fabrico de pensos higiénicos reutilizáveis.
Ludivina Nunda disse ainda que a implementação deste projecto é fruto do diagnóstico feito nas escolas e comunidades dos municípios do Cuito, Camacupa e Nharea sobre a higiene menstrual, onde notou-se pouco conhecimento relativamente ao assunto.
Na ocasião, Florença Simão, em representação do director provincial do gabinete de saúde, solicitou o empenho de toda a sociedade, na transmissão de conhecimentos sobre a higiene menstrual.