A Empresa Nacional de Bilhética Integrada (ENBI) vai lançar o serviço especial de transporte para estudantes utentes do passe social GiraMais, no próximo dia 20 de Novembro, na província da Huíla. Inicialmente o processo vai envolver três operadoras a nível das províncias de Luanda e da Huíla.
Nesta última, o projecto piloto será implementado pela operadora Sotrans, na linha Estátua da Liberdade – Centralidade da Quilemba, nos períodos da manhã, tarde e noite, exclusivamente para estudantes que detém o referido passe social.
Já em Luanda, destacam-se as operadoras TCUL e a Angoreal, nas linhas, KM 25–1.º de Maio, Zango 8000–Zango 0, Vila de Viana–Zango, via expressa, respectivamente, nos períodos da manhã, tarde e noite. Com o passe social, o estudante terá direito a 60 viagens gratuitas mensais, no trajecto de casa para a escola e vice-versa. Para outras deslocações, os estudantes deverão carregar o passe regular com crédito suficiente para essas viagens, podendo usar o mesmo cartão (GiraMais) para o efeito.
O passe social para estudante beneficiará estudantes do ensino público com idades compreendidas entre os 6 e 15 anos, matriculados até a 9.ª classe. A Empresa Nacional de Bilhética Integrada é a entidade gestora do Sistema Nacional de Bilhética Integrada (SNBI), com natureza de empresa de domínio público. Este é um sistema utilizado nos transportes públicos colectivos de passageiros, que permitirá o pagamento do valor da viagem de forma electrónica, usando o seu cartão magnético.