Este ano, as festas da cidade de Benguela, um dos maiores eventos turísticos do Sul de Angola, acontecem de 02 a 31 de Maio, sob lema “Maio é Benguela/407 anos”, e poderão movimentar milhares de turistas. À semelhança de edições anteriores, a taxa de ocupação nas unidades hoteleiras, entre hotéis, pensões, residenciais, aldeamentos turísticos e aparthotéis, sobretudo nas cidades de Benguela, Catumbela, Baía Farta e Lobito, poderá subir para 80 por cento.
As autoridades estão optimistas com essa procura esperada para animar a economia local, segundo o também coordenador das festas da cidade de Benguela, Adilson Gonçalves, que garante capacidade de resposta do sector hoteleiro para atender os turistas nacionais e estrangeiros.
O governante, que falava no jardim da República, durante a apresentação pública do programa dos 407 anos da cidade de Benguela, que se assinalam a 17 de Maio, enfatizou que, porquanto já deram provas da sua capacidade de resposta nas edições anteriores, este ano, os agentes hoteleiros não vão fugir à regra.
Daí explicar que, no quadro do programa traçado, a comissão das aludidas festas teve a preocupação de trazer, desde o primeiro momento, a Associação de Hotelaria e Turismo de Benguela (AHTUB), para estar melhor preparada e manter um serviço de qualidade, de acordo com a Angop.
Recordando que Benguela recebe muitos visitantes aos finsde-semana, sobretudo nos prolongados, o governante ressalta a boa capacidade de resposta, sendo, a seu ver, raras as queixas dos turistas quanto à prestação de serviços, salvo a insuficiência de camas. No entanto, o responsável admite que essas queixas concernentes ao número de camas insuficientes até acaba por ser um indicador positivo sobre como Benguela se vem transformando num destino turístico a nível nacional.
Rotas turísticas
O vice-governador informou que a AHTUB está a trabalhar com o Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos na redefinição das rotas turísticas de Benguela. É que, para Adilson Gonçalves, as tradicionais festas da cidade de Benguela têm a particularidade de movimentar não só a província, mas também o país, em geral.
Porém, diz que uma das várias formas de atrair cada vez mais um maior número de turistas é a actualização das rotas turísticas, com a inclusão de novos locais ainda por explorar, principalmente na zona marítima sul de Benguela. Precisou ainda que esse objectivo levou o presidente da AHTUB, Cláudio Silva, a realizar, nos últimos dez dias, visitas de barco a praias por explorar da zona sul, faltando a norte, no quadro da redefinição de um novo roteiro turístico de Benguela.
É neste contexto que destaca o engajamento do sector hoteleiro no sentido de conseguir atrair cada vez mais turistas nacionais e estrangeiros interessados em visitar Benguela. “Há muitos turistas, não só nacionais, mas também internacionais, com muita vontade de visitar Benguela”, sublinhou, afirmando que o desafio é fazer das festas da cidade de Benguela um bom produto turístico e corresponder às expectativas de todos quantos visitarem a localidade neste período.Já a directora do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto, Rosária Chitale, olha para as festas da cidade das Acácias Rubras como a melhor forma de trazer turistas para região.
Chelsea Dinorath, Yola Semedo e Matias Damásio entre as principais estrelas da festa
Até 31 de Maio, benguelenses e visitantes serão brindados com várias actividades, com destaque para espectáculos musicais com artistas angolanos consagrados, como Chelsea Dinorath, Yola Semedo e Matias Damásio, Feira de Gastronomia “Paladares Mil”, pintura e exposição de artes, passeio turístico pela cidade e desfile das marjoretes.
Além disso, estão ainda previstas quintas culturais, stand up comedy, teatro, recital de poesia, provas de Kupapatas e Kaleluia, torneiros de futebol, campeonato internacional de Jiu Jitsu, tiro aos pratos, corrida de atletismo, ciclismo, cavalos e karting. Também completam o programa a 13.ª Feira Internacional de Benguela (FIB), Fórum sobre o Dia Nacional dos Museus, o concurso Miss Benguela e feiras e leilão de gado e “Mercadão”.