Cerca 141 mil postos de empregos directos e indirectos foram criados de Fevereiro a Setembro do ano em curso, informou ontem, terça-feira, em Luanda, o secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Social.
Pedro Felipe falava no oitavo “briefing” com os jornalistas, que serviu para abordar temas relacionados com o trabalho e a segurança social. Segundo o secretário de Estado, os postos de trabalho foram criados nos sectores do comércio, prestação de serviços, construção civil, agricultura, entre outros.
Pedro Filipe explicou que se pretende, até 2027, reduzir a taxa de desemprego de 30 para 25 por cento, com a aprovação, recentemente, do Fundo Nacional do Emprego.
A intenção, prosseguiu, é mobilizar todas as forças vivas para estimular a economia e reduzir de forma significativa o desemprego no país. Com relação à segurança social, Pedro Felipe explicou que, infelizmente, ainda existem muitas empresas públicas e privadas incumpridoras com os pagamentos junto ao INSS.
A fonte explicou que, no momento, 366 empresas já se encontram com as suas situações regularizadas e 208 já solicitaram a sua regularização.
Lamentou o facto de o INSS ter uma dívida por recuperar de aproximadamente 200 mil milhões de kwanzas.
O “briefing” é um exercício realizado periodicamente, com o objectivo de comunicar mais e melhor os serviços desenvolvidos nos diversos sectores do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social.