Um cidadão de 19 anos de idade foi detido, na província de Benguela, por estar a ser acusado de ter violado sexualmente da filha de oito meses de idade. O dado consta do balanço do SOS- Criança, o disque denúncia do Instituto Nacional da Criança, referente à última semana
No período de 17 a 23 de Dezembro de 2023, o Instituto Nacional da Criança-I NAC , através do Serviço de Denúncia SOS-Criança, que atende pelo terminal telefónico 15015, recebeu um total de 90 denúncias de violência contra a criança em todo o país, tendo- se entre as demais destacado os casos de abuso sexual.
Neste particular, um caso chocou a sociedade benguelense, pelo fac- to de do total de 68 denúncias constar um de abuso sexual contra uma menor de 8 meses de idade, supostamente praticado pelo pai, de 19 anos de idade. De acordo com o relatório do INAC, apresentado pela porta-voz desta instituição, Rosalina Domingos, o caso aconteceu no município da Ganda.
A vítima, uma criança de oito meses de vida, foi violada sexualmente pelo pai, de 19 anos de ida- de, estando este já detido, enquanto aquela recebe assistência médica em estado grave. Este caso, que chocou aquela província, consta de um total de 68 denúncias recebidas pelo SOS- Criança só na província de Benguela, tendo-se, deste número, destacado também um caso de tentativa de rapto e oito de abusos sexuais, ocorridos nos municípios de Benguela, Lobito, Chongoroi, Bocoio, Caimbambo e Ganda.
O caso de tentativa de rapto ocorreu no município do Chongoroi, onde uma mãe transportava o seu filho, menor de dois anos de idade, numa pasta de viagem, com destino para província do Uíge, sem o consentimento do progenitor. A situação despertou a atenção das forças policiais que, depois de detida, tomaram conhecimento de que o Tribunal Provincial de Benguela julgou o caso e concedeu a guarda provisória da criança ao pai.
Depois da província de Benguela, com maior número de denúncias, está a de Luanda, que recebeu um total de 63, com destaque nos casos de abuso sexual de menores. Neste campo, o caso novo registou- se no município de Luanda, distrito urbano do Rangel, onde uma cidadã adulta abusava sexualmente de crianças do sexo masculino, com idades compreendidas entre os sete e oito anos.
“De acordo com a denúncia, a mesma senhora mandava as crianças comprarem açúcar e obrigava-as a lamberem o seu órgão genital. A cidadã já está detida numa das esquadras do Rangel”, disse.