De acordo com a informação fornecida pela Nossa segurros, os seguros de saúde em Angola são, sem dúvida, um grande aliado do sistema nacional de saúde que funciona como um complemento da capacidade do sistema público, através de parcerias com os melhores centros de saúde privados dentro e fora do país
Os seguros de saúde têm vindo a conquistar notoriedade na estrutura da carteira de seguros das principais seguradoras em Angola.
Por um lado, porque as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a sua saúde, o que os leva a procurar melhores cuidados que nem sempre são possíveis de encontrar dentro do sistema público e, por outro lado, as instituições têm utilizado bem esse trunfo para atrair e reter os melhores quadros.
Comemoramos no dia 07 de Abril o Dia Internacional da Saúde.
É um momento ímpar de reflexão sobre o estado da nossa saúde.
A prevenção continua a ser a melhor solução, principalmente porque permite que o diagnostico seja feito de forma precoce, o que certamente terá grande impacto no custo do tratamento das principais patologias e no bem estar das famílias angolanas.
Com o crescimento da carteira de seguros de saúde, correspondente a 35% da carteira da NOSSA Seguros, inúmeras preocupações são levantadas sobre a sustentabilidade deste ramo.
Uma das preocupações das companhias de seguros prende-se com o preço associado aos actos médicos nos principais centros de saúde privados.
A variação deste custo representa um peso grande na estrutura de custos do ramo e, porque não existe regulamentação própria, os centros de saúde são livres de praticar o preço que entenderem.
Outra questão muito discutida a nível do sector é o risco associado à fraude médica, os possíveis impactos no custo do seguro e a melhor forma de os controlar.
Os temas relacionados com a depreciação do kwanza e da inflacção médica em Angola são factores externos que contribuem para o desempenho do seguro de saúde e para o aumento crescente dos custos dos actos médicos que acabam por influenciar o preço do seguro.
A estrutura de tarifação deve ser adequada ao risco e ao perfil da população, principalmente quando se trata de um ramo de seguro com alta frequência de sinistralidade.
No contexto em que operamos, cabe às companhias de seguros aprimorar as medidas de controlo interno, melhorar a sua capacidade técnica e investir nos sistemas mais adequados de maneira a garantir maior e melhor controlo dos indicadores de desempenho do ramo.
Há muito que se diga sobre o preço do seguro (prémio) e os esforços que as companhias de seguros têm de fazer para ajustar o prémio ao bolso do cidadão sem perder de vista a rentabilidade do seguro.
Em relação às soluções de seguro de saúde customizadas para as famílias e empresas, na NOSSA Seguros temos disponíveis opções de planos de saúde à medida das necessidades dos nossos clientes.
Os nossos planos são flexíveis, isto é, os capitais anuais de indemnização e as percentagens de comparticipação (co-pagamentos) são ajustáveis e variam de acordo com o interesse do cliente.
As principais coberturas garantem em regime de internamento e cirurgia, todos os cuidados necessários.
As consultas de clínica geral e de especialidade bem como os meios alternativos de diagnóstico estão disponíveis dentro e fora de Angola.
Os medicamentos prescritos e a assistência ao parto estão garantidos, bem como a aquisição de óculos graduados e os cuidados de estomatologia.
Em relação às coberturas opcionais, temos disponíveis a extensão do seguro a Portugal, África do Sul, Namíbia, República Democrática do Congo e Espanha.
Para além desses países, o seguro funciona em regime de reembolso para o resto do mundo.
A cobertura de Evacuação Médica de Emergência garante assistência no exterior do país em caso de incapacidade técnica dos prestadores locais.
Em caso de morte, está garantido o repatriamento de restos mortais para Angola.
Em suma, pensamos que é fundamental às famílias aderirem ao seguro de saúde e consideraremno como uma alternativa ao sistema público de saúde, principalmente numa situação súbita de urgência em que não disponham de recursos financeiros no momento, para fazer face às despesas medicas que podem atingir montantes substanciais.