Um total de 506 cidadãos estrangeiros, todos da República Democrática do Congo (RDC), dos quais 459 do sexo masculino e 47 feminino, acompanhados por quatro crianças, foram encontra- dos pelas forças de defesa e segurança na Lunda-Norte, no período de 17 a 19 de Janeiro de 2024, no município do Cambulo, por estadia irregular em território nacional.
A recolha dos referidos cidadãos ocorreu durante uma micro- operação denominada “Limpeza”, que decorre nos sectores de Cassanguide, Luxilo e na Vila Mineira do Nzagi, que permitiu também a apreensão de 970 litros de combustível, para presumível contrabando, que estavam camuflados nas profundidades do posto fronteiriço do Marco-05.
A referida operação resultou ainda na apreensão de dois mil e seiscentos dólares, 37 supostas pedras de diamantes, uma lavaria de diamantes de um giga, de cor azul, bem como uma viatura de marca Volvo, com a chapa de matrícula LD82.60.DW, por não ter licença de circulação.
Após a recolha de dados, os cidadãos estrangeiros foram repatriados e os produtos apreendidos serão entregues aos órgãos competentes para os procedimentos legais que se impõem. Importa realçar que a “microo- peração Limpeza”, está a ser dirigida pelo 2.° comandante provincial da PNA, na Lunda-Norte, subcomissário Francisco Costa Calala, e conta com a participação das forças de coordenação, SIC, SME, SPCB em colaboração com as Forças Armadas Angolanas (FAA).