O hospital regional Alzira da Fonseca, construída na era colonial, é uma unidade sanitária de referência que atende pacientes dos municípios de Buco-Zau e Belize, norte da província de Cabinda. Devido ao seu estado de degradação, a unidade, com capacidade para internamento de mais de 60 camas, foi submetida a obras de reabilitação para conferir melhor qualidade no atendimento dos utentes.
As obras de reabilitação do hospital regional Norte Alzira da Fonseca, localizado no município de Buco-Zau, em Cabinda, decorrem a um ritmo muito lento estando o nível de execução física da empreitada na ordem dos 8,75 por cento. A reabilitação da referida infra- estrutura hospitalar, orçada em mil milhão, 244 milhões e 500 mil kwanzas, iniciou no passado dia 24 de Abril do ano corrente e tem uma duração prevista para 24 meses (dois anos).
O responsável da equipa de fiscalização da empreitada, Armindo Clinton Tiongo, afirmou, à nossa reportagem, que o empreiteiro, uma empresa chinesa cujo nome não foi revelado, recebeu, no primeiro pagamento, 186 milhões e 675 mil kwanzas, valor que cor- responde a 15 por cento de execução física.
“Este valor que o empreiteiro recebeu corresponde a uma execução financeira de pelo menos 15%, mas até cá não consegue apresentar essa cifra, estando, neste momento, em apenas 8,75 por cento do que já foi feito”, lamentou Armindo Tionga. A qualidade de trabalho executado até ao momento não agrada as autoridades da administração municipal, dona da obra, o que levou a equipa de fiscalização, segundo Armindo Tionga, a suspender as obras de reabilitação.