Trinta e cinco mil habitantes da sede municipal de Maquela do Zombo, província do Uíge, vão beneficiar, antes do final deste ano, de água potável com a entrada em funcionamento do novo sistema de captação, tratamento e distribuição.
Com capacidade para bombear 160 metros cúbicos/hora, a infraestrutura vai contar com uma rede de distribuição composta por mil e 907 ligações domiciliares, 115 chafarizes e um tanque de 4 milhões de litros de água.
Com uma execução física de 94 por cento, os trabalhos de construção do novo sistema de Maquela do Zombo, a cargo da empresa chinesa Guanxi Hidroelectric Constrution Bureau, iniciaram em 2012 e em 2023 passaram para o PIIM.
Em declarações à ANGOP, nessa Segunda-feira, o administrador municipal de Maquela do Zombo, Samalando Muginga, disse que os trabalhos decorrem na normalidade, apesar dos atrasos na sua execução, resultante de problemas financeiros.
Informou estarem em curso trabalhos de instalação de equipamentos laboratoriais e outros meios. O município de Maquela do Zombo, que dista 310 quilómetros da cidade do Uíge, conta com uma população estimada em 122 mil e 320 pessoas.