Nestor Goubel, que fazia a apresentação do balanço do último fim-desemana referente aos dias 10, 11 e 12, disse ainda que o Comando Provincial de Luanda procedeu à apreensão de oito armas de fogo, a recuperação de aparelhos electrónicos e utensílios de uso domésticos em posse de marginais, bem como deteve 212 cidadãos suspeitos de praticar diversos crimes.
“Relativamente à sinistralidade rodoviária, registou-se 16 acidentes de viação, cujas causas se prendem, essencialmente, com o excesso de velocidade e falta de precaução no exercício da condução, que resultaram em nove mortos, 23 feridos e danos materiais avaliados em mais de quatro milhões de kwanzas”, disse.
Avança ainda que foram apreendidas 45 viaturas, 136 motorizadas e 378 cidadãos automobilistas sancionados com multa por diversas infracções ao Código de Estrada, com realce para 137 multas por excesso de velocidade – causa dos acidentes de viação supracitados que vitimaram mortalmente nove elementos.
Foram também aplicadas 94 multas por falta de seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel e 80 por não uso do cinto de segurança no exercício da condução. Destacou também a detenção de 72 cidadãos com idades compreendidas entre 25 e 51 anos, por condução em estado de embriaguez e desobediência ao agente, que serão encaminhados para o Ministério Público.
Durante o período, refere o porta-voz, foram operacionalizadas 18 barreiras de contenção de velocidade e calmia do tráfego com a utilização de radares e outros meios técnicos para o efeito. Foram também desenvolvidas 137 acções de policiamento de proximidade e humanização dos serviços em todos os municípios da província de Luanda.