A fundação Noble Care Foudation (NCF) ofertou, este fimde-semana, mais de 40 triciclos e cestas básicas a portadores de deficiência no município do Cazenga, em Luanda.
A acção solidária enquadrase no âmbito da responsabilidade social do Grupo Empresarial Noble, que reserva, anualmente, um orçamento dedicado a programas de apoio à responsabilidade social.
Com acções do género, o grupo pretende deixar um impacto positivo nas comunidades de uma forma significativa e duradoura através de múltiplos projectos, voluntariado e envolvimento da comunidade para um crescimento inclusivo.
Para o efeito, tem um calendário de actividades todos os anos, a partir de programas de sensibilização nas escolas, orfanatos, famílias em dificuldades numa comunidade e ambiente dentro dos meios e capacidades.
Entre outros, vários desses programas incluem a formação de crianças nas escolas sobre hábitos de limpeza dentária, saúde e higiene, e o apoio a pessoas com deficiência física, proporcionando-lhes esperança e felicidade.
Segundo o responsável para a Acção Social da Fundação, Jonathan Tumba, esta não é a primeira vez que a instituição realiza, acreditando que com este gesto pretende devolver um sorriso a estas pessoas e transmitir-lhes a mensagem de que não estão sozinhas.
“A primeira actividade realizamos no mercado do São Paulo e viemos ao Asa Branca justamente para dar alegria e esperança de vida a estas pessoas especiais que tanto precisam do nosso amor e carinho por conta das suas condições físicas”, justificou.
A madrinha da Fundação, Cândida Narciso, avançou que acções do género vão continuar, considerando que pessoas portadoras de deficiência são especiais e merecem o amor.
Os beneficiários Felisberto Manuel e Luzia dos Santos, de 56 e 43 anos, respectivamente, agradecem a fundação por este gesto solidário, augurando que esta doação possa se estender a mais pessoas na mesma condição, por conta das dificuldades que advém da falta deste meio bastante útil para se locomoverem.
A Administradora Municipal do Cazenga, Nádia Neto, na qualidade de anfitriã, louvou a iniciativa e encorajou esta instituição a continuar a desenvolver acções de solidariedade do género, de modo a incentivar também outras organizações a seguir o mesmo exemplo.
“Queremos que esta acção estimule outras instituições a fazerem o mesmo, para darmos, essencialmente, acima de tudo, um motivo de sorriso e alívio a estes grandes guerreiros que são os deficientes físicos”, frisou.
Nádia Neto informou ainda que o município controla mais de 100 pessoas portadoras de deficiência e que estes meios vão servir para minimizar a necessidade gritante de triciclos e similares para acudir às solicitações desta população.
A Noble Care Foundation (NCF) é o braço de responsabilidade social do Grupo e foi fundada no ano de 2003.
Desde o primeiro dia, impulsionou a visão do grupo de satisfazer as partes interessadas (funcionários e parceiros) e capacitar a comunidade através de várias iniciativas focadas principalmente na saúde e na educação (parcerias com universidades).