A Igreja Católica abriu, neste domingo, na Diocese de Ndalatando, a Semana Nacional da Solidariedade, com o objectivo de chamar a atenção dos fiéis sobre a responsabilidade com a natureza e com os cidadãos vulneráveis, em particular, as crianças
Nesta Semana Nacional da Solidariedade, que inicia no segundo Domingo da Quaresma, a Conferência Episcopal dos Bispos de Angola e S.Tomé e Princípe (CEAST) convidam os fiéis a serem solidários para com o próximo, para ele próprio e com a natureza.
A missa solene para abertura da Semana Nacional da Solidáriedade, aconteceu na Paróquia S.João Baptista, Sê Catedral de Ndalatando e foi presidida pelo Chanceler da diocese local, Clemente Domingos Teca.
No que concerne ao meio ambiente, o padre chamou atenção para a perservação da “nossa casa comum”, em particular, aos cidadãos em Ndalatando, capital provincial.
“A administração do Cazengo, sede provincial, tem envidado esforço para manter a cidade limpa e está a olhos de todos”, observou e chamou a atenção daqueles que ainda primam em colocar o lixo no chão, em vez de usar os contentores que “estão em cada esquina da cidade”.
Sobre os resultados da Semana Nacional da Solidariedade, o padre Católica afirmou ser positivo, na medida em que os fiéis e as pessoas singulares são chamadas a tomar consciência de que o pouco partilhado se torna muito.
Os bens recolhidos nesta semana são alocados à Carita Nacional.
O responsável das Caritas na Diocese de Ndalatando, Nicolau João, considerou que os fiéis tem respondido positivamente aos apelos da igreja para com os mais vulneráveis, principalmente, nesta Semana da Solidariedade.
Em 2022, neste período, a Diocese de Ndalatando recolheu mais de quatro toneladas de alimentos e valores monetários.
Parte destes alimentos e dinheiro é doado à Carita Diocesana.
Nicolau João informou que em média a carita local atende, quinzenalmente, perto de 100 cidadãos.
O atendimento era semanal, mas por exiguidade de bens fez-se um calendário quinzenal. Esta efeméride anual, que vai na quarta edição, foi instituida pela CEAST.
Este ano decorre com o tema A Caridade, baseado na mensagem bíblica do Evangelho da Primeira Carta de S.Paulo aos Coríntios, capítulo 13, “Se nos falta o amor, se nos falta a caridade para com o próximo, nada somos”. IMA