Dois jovens de 33 e 22 anos perderam a vida por conta de um desentendimento motivado por ciúmes. O primeiro matou o segundo por ser seu rival e os amigos deste, em retaliação, assassinaram o primeiro. O facto aconteceu na província de Malanje e dois cidadãos que fizeram justiça por mãos próprias estão detidos
Os jovens detidos on- tem pelo Serviço de Investigação Criminal em Malanje, através do Departamento de Operações, de 26 anos, João Samba, e, de 22 anos, João Evaristo levaram a que Ferio Mussuquessa, de 22 anos, pagasse na mesma moeda a morte do seu rival, Venâncio Raul Sofia, de 33 anos.
Os factos produziram-se quando os cidadãos Venâncio e Ferio, antes da morte, por ciúmes da namorada, desentenderam-se, resultando inicialmente em briga, tendo o cidadão Ferio Mussequessa desferido golpes com uma faca, na região do abdómen do seu rival, que conheceu a morte no local.
Os amigos do malogrado Venâncio Sofia, segundo o chefe de Comunicação Institucional e Imprensa do SIC/Malanje, Augusto André, após tomarem conhecimento da sua morte, em retaliação, localizaram Ferio Mussequessa e, com objectos contundentes agrediram-no brutalmente. A segunda vítima não teve morte imediata, ainda foi socorrida ao Hospital Regional Local, mas dada a gravidade dos ferimentos acabou por sucumbir momentos depois.
“O SIC/Malanje, após tomar conhecimento deste hediondo crime, desencadeou acções investigativas que resultou na localização e consequente detenção dos implicados”, sublinhou Augusto André. Aquele responsável lamentou a perda de vidas humanas e endereçou às famílias enlutada os mais profundos sentimentos de pesar. Aproveitou ainda a ocasião para aconselhar a população malanjina em geral, no sentido de não pautar por justiça priva- da, deixando toda acção criminal ao cuidado dos Órgãos de Justiça.