Duzentas e cinquenta e três cirurgias de Cataratas foram realizadas de 10 a 17 do mês em curso no hospital do Saco-Mar, município de Moçâmedes, província do Namibe, revelou, ontem, o médico Coríntios Miguel.
O director do Gabinete Provincial da Saúde no Namibe disse que as referidas cirurgias foram realizadas no âmbito da Campanha Provincial do Namibe de Cirurgias de Catarata, rastreio de Glaucoma e outras patologias oculares.
Nesta campanha, segundo o responsável, foram diagnosticados mil 278 cidadãos, dentre os quais 551 com cataratas, 104 casos de Glaucoma, 86 conjuntivite e apenas um caso de conjuntivite hemorrágica. “Dos casos diagnosticados apenas 253 foram submetidos a cirurgias, sendo 249 cataratas e 4 Pterígios”, disse, em entrevista à Angop. Neste processo, o responsável informou ainda que foram cancela- das 27 cirurgias por vários motivos, como falta de comparência, hipertensão arterial, doentes com diabetes e outros.
Coríntios Miguel mostrou-se satisfeito com adesão de pacientes com cataratas e outras doenças oculares que ocorreram ao hospital e assim resolverem o seu problema. A Campanha Provincial do Namibe de Cirurgias de Catarata, rastreio de Glaucoma e outras patologias oculares contou com 45 técnicos de saúde, entre médicos e enfermeiros vindos de Luanda.