O Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) vai colocar, nos próximos dias, duas unidades hospitalares para os habitantes da população do Namibe, com vista a garantir uma assistência médica e medicamentosa
Tratam do Hospital Municipal de Moçâmedes e do Centro de Saúde da Lucira, concluídos no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios. A primeira unidade foi projectada no bairro mais populoso da capital do Namibe, o bairro Boa Esperança, e terá uma capacidade de atendimento de 200 pessoas, nas diversas especialidades, com destaque para a ortopedia, a cirurgia, a ginecologia e a urologia.
Já o Centro de Saúde da Lucira, com uma capacidade de 40 camas, vai permitir que muitos habitantes da referida localidade não tenham que percorrer longas distâncias em busca dos serviços médicos. O director do Gabinete Provincial da Saúde no Namibe, Coríntio Miguel, disse que este sector é um dos que mais se beneficiou dos projectos concebidos pelo PIIM, cuja carteira prevê a execução de 46 acções dos diversos sectores sociais, avaliadas em mais de 21 mil milhões de kwanzas.
Sem adiantar números, o director da Saúde no Namibe informou que uma das dificuldades que o sector apresenta é a falta de recursos humanos, sobretudo de médicos especializados. Para contrapor a situação, Coríntio Miguel adiantou que estão a ser formados alguns médicos em diversas especialidades, com destaque para saúde interna, para responderem às necessidades do sector na província mais a sul do país.
“Continua a ser um desafio grande, não só para a província, mas no país. Nós estamos a formar médicos, nas especialidades de pediatria, ginecologia obstetrícia, medicina familiar, ortopedia e cirurgia. Este ano adicionamos mais um curso, que é o da medicina interna, para que deixemos de depender em grande medida do exterior.