Um centro de acolhimento de mulheres adolescentes, com capacidade para albergar 96 crianças, denominado “Santa Isabel”, foi ontem, terça-feira, no Luena, província do Moxico, inaugurado pela Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço
O projecto integrado, pertencente à Igreja Católica, foi implantada numa área total de 100 metros quadrados, com financiamento da petrolífera TotalEnergies e seus parceiros, cujas obras iniciaram em 2021.
A infra-estrutura, que acolherá crianças e adolescentes de sete a 12 anos, possui vários compartimentos onde funcionará a área administrativa, refeitório, sala de estudos e seis dormitórios.
Na ocasião, a Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, destacou a importância do projecto, afirmando que contribuirá de forma significativa no empoderamento das mulheres e servindo como um motor catalisador das famílias para combater a pobreza, promoção da igualdade de género.
Ana Dias Lourenço apelou ao envolvimento das diversas organizações sociais e civis, no sentido de contribuir com suas acções para a sustentabilidade do lar.
Já o bispo da Diocese do Luena, Dom Martin Lasart, enalteceu o gesto preconizado pelas empresas patrocinadoras, afirmando que o projecto poderá contribuir positivamente na educação e formação das mulheres, numa província com alto índice de analfabetismo e défice de infraestruturas escolares.
Na mesma senda, a pequena Laurinda Txinquevo, uma das beneficiadas, agradeceu o gesto de todos contribuintes, solicitando apoios para o seu normal funcionamento, mormente, transporte e elevação do lar em um complexo escolar para facilitar a continuidade da formação das petizes.
Referir, que na sua agenda de trabalho ao Moxico, a PrimeiraDama da República, efectuou, igualmente, o lançamento da primeira pedra para a construção de uma escola denominada “Liceu Eiffel” nesta região do país.
O empreendimento, com uma área de construção de dois mil 900 metros quadrados, terá seis salas de aula, quatro laboratórios, nomeadamente de Química, Biologia, Física e Informática e outras de apoio, que poderá albergar cerca de 150 jovens.
Edificada na zona oeste da cidade do Luena, no bairro Vila Luso, o projecto, com financiamento das empresas petrolíferas, parceiros do Bloco 32 ( ANPG, Total Energies, Sonangol, Exon Mobile e a Galp), terá duração de 18 meses, cuja empreitada foi adjudicada à empresa Heros, Lda, Engenharia e Construção Civil.
A província do Moxico conta com mais de 243 escolas do ensino público, público-privado e privado com um efectivo bruto de sete mil 277 professores, para mais de 300 mil estudantes, distribuídos nos distintos subsistemas de Ensino.
Localizado a Leste do país, a província do Moxico, com uma área de 223 mil 23 quilómetros quadrados, conta com mais de um milhão de habitantes, cuja capital é a cidade do Luena, que alberga mais da metade da população.