Cento e 10 moto-taxistas filiados a Associação dos Motoqueiros e Transportadores de Angola (AMOTRANG) no Cuando Cubango, participam desde, sexta-feira, em Menongue, numa acção formativa para aprimorar conhecimentos sobre o código de estrada, no quadroda redução de acidentes
Acção formativa, uma iniciava da Administração de Menongue, tem a duração de 45 dias, e decorre em duas escolas de condução situadas no município de Menongue.
Os associados terão duas horas/dia, sendo das sete as 8 no período matinal e das 16 as 17h no período vespertino, numa acção que visa a redução do índice de sinistralidade rodoviária na circunscrição.
No final da formação, os motoqueiros serão habilitados a uma carteira profissional que os habilita a exercer a profissão dentro dos limites geográficos do município e proceder a inscrição no Instituto Nacional de Segurança Social, de formas a permitir que no futuro possam beneficiar das merecidas pensões de reforma.
Em declarações à Imprensa, o administrador adjunto de Menongue para a área Económica e Financeira, Manuel Chiaka, destacou o conjunto de medidas que o Governo tem feito no sentido de formalizar as actividades económicas para melhorar a participação dos cidadãos no processo de desenvolvimento económico do país.
Neste âmbito, aconselhou os motoqueiros a encararem a formação como alavanca para o exercício acertado da actividade laboral, uma acção que deve ser realizada com responsabilidade, por transportar vidas humanas em vários pontos do município de Menongue.
Dados da Polícia Nacional no Cuando Cubango dão conta que no período de 28 de Fevereiro de 2022 e 28 de Fevereiro de 2023 houve o registo de 226 acidentes de viação que causaram 37 mortes e 315 feridos, com danos materiais avaliados em 59,3 milhões de kwanzas.
Do número de acidentes, 55 foram de atropelamentos que envolveu moto-taxistas. Os acidentes foram caracterizados em colisões entre motociclos simples (51), colisões entre veículos automóveis e motociclos (50), colisões entre veículos automóveis (14), choques contra obstáculos fixos, despistes, capotamentos e cinco incidentes diversos.
A Associação dos Motoqueiros e Transportadores de Angola (AMOTRANG) local, tem um controlo actual de mais de três mil filiados na agremiação na província do Cuando Cubango.