A cidade de moçâmedes, capital da província do Namibe, acolhe hoje o acto central das comemorações do Dia da Paz e da Reconciliação nacional, numa cerimónia a ser presidida pela ministra de estado para a Área Social, Dalva Ringote
De acordo com o programa do Governo Provincial do Namibe chegado à nossa redacção, para celebrar os 21 anos dos acordos Paz e Reconciliação Nacional, cujo acto central nacional decorrerá na Marginal de Moçâmedes, sendo a comitiva chefiada pela ministra de Estado para a Área Social, vai cumprir uma vasta agenda local. A ministra Dalva Ringote vai, depois de um acto público de massas, proceder à inauguração de um complexo residencial de 20 residências do tipo T3, no bairro 4 de Março, arredores da cidade de Moçâmedes.
Construídas no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), e orçadas em AKz 725 863 957,00 (setecentos e vinte e cinco milhões oitocentos e sessenta e três mil novecentos e quinhetos kwanzas, estas residências vão servir para albergar os quadros dos sectores da Educação e da Saúde na província do Namibe. No Namibe, a ministra de Esta- do vai ainda proceder à entrega de 40 ambulâncias ao Gabinete Provincial da Saúde, para garantir a mobilidade dos pacientes que acorrerem aos serviços médicos nos cinco municípios que compõem a província, bem como nas respectivas comunas.
Segundo a nota a que tivemos acesso, proveniente do Gabinete Provincial de Comunicação Social, as ambulâncias serão distribuídas aos cinco municípios e respectivas comunas à razão de oito para cada uma. Depois de plantar árvores no novo projecto habitacional localiza- do no bairro 4 de Março, arredores da cidade de Moçâmedes, a ministra de Estado para a Acção Social, vai deslocar-se à comuna do Bentiaba para manter um encontro com a comunidade penal internada na cadeia Ex-São Nicolau.
O Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), no Namibe, consumiu já cerca de 7 mil milhões de kwanzas em projectos ligados aos sectores da educação, saúde, estradas, água, enérgica, segurança pública e vias de comunicação. Com a implementação do PIIM na província do Namibe, foram criados mais de 300 postos de trabalho directos e indirectos nos cinco municípios, nomeadamente Moçâmedes, Virei, Bibala, Tômbwa e Camucuio.