Moçambique e a Etiópia empataram, ontem, sem golos, em jogo referente à primeira jornada do grupo A do Campeonato Africano de futebol (CHAN), prova que decorre na Argélia
O desafio, disputado no estádio Nelson Mandela Baraki, foi totalmente dominado pelos etíopes, sendo que os moçambicanos podem dar-se por satisfeitos com a igualdade no marcador.
A Etiópia teve 57 por cento de posse de bola contra 43 da oponente, mas foi ao nível dos remates perigosos à baliza que a diferença fica muito acentuada, 93 chutes contra apenas 48.
Trata-se do segundo encontro deste grupo, depois de sexta-feira, na ronda inaugural da competição, reservada a jogadores que evoluem em campeonatos domésticos, o anfitrião Argélia ter desfeiteado a Líbia, por 1-0.
O único golo do encontro foi anotado por Aimen Mohious, aos 57 minutos, de grande penalidade.
Com estes resultados, a Argélia lidera a classificação da série com três pontos, seguida de Moçambique com um e Etiópia também com um, respectivamente segunda e terceira da geral. A líbia é a lanterna vermelha sem pontuar.
Ainda ontem, defrontaram-se para o grupo B a RDCe o Uganda e a Côte d’Ivoire e o Senegal.
A prova continental regista a desistência de Marrocos, bicampeã em titulo, por desentendimento com a organização.
O Comité Organizador orientou que todas as selecções escalassem a capital Argel e depois rumassem para as respectivas cidades sedes, enquanto Marrocos exigia a realização de um voo directo.
O caso está sob análise da CAF, que deve sancionar uma das partes.