Uma campanha integrada de vacinação contra a Poliomielite será realizada em todo o território nacional, devido à confirmação de poliovírus derivado da vacina tipo 2 (PVDV2), numa promoção do Ministério da Saúde (MINSA).
O MINSA esclarece, em comunicado de imprensa, que a referida campanha terá duas rondas, sendo a primeira de 17 a 19 de Maio e a segunda de 28 a 30 de Junho. A realização da campanha surge devido à confirmação de poliovírus derivado da vacina tipo 2 (PVDV2) em amostras ambientais de água de esgotos recolhidas em Luanda, pelo Laboratório de Referência da Organização Mundial da Saúde na África do Sul, em 25 de Janeiro de 2024.
Este isolamento ocorreu num lugar de recolha de amostras da vigilância ambiental da Pólio na centralidade do Sequele, município de Cacuaco, no dia 5 de Dezembro de 2023. Em resposta a esta situação, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou, com carácter imperativo, a realização de duas rondas de vacinação contra a Poliomielite para evitar que os ganhos alcançados em 2014, com o Certificado de Erradicação da doença em Angola, sejam comprometidos.
De acordo com o sequenciamento genético, o vírus apresenta um vínculo com um vírus de pólio reportado na República Democrática do Congo, concretamente na província do Cassai Oriental (RDC-KASKSH-23-010), sendo classificado como c-PVDV-2 (Poliovírus Derivado da Vacina Tipo-2 Circulante).
“No dia 27 de Fevereiro de 2024, foi confirmado num sítio de recolha de amostras de vigilância ambiental da Pólio no município do Huambo, e o sequenciamento genético desse vírus mostra que está geneticamente ligado ao vírus detectado no município de Cacuaco, em Luanda.