No passeio dos Artistas, na Ilha de Luanda, aconteceu, de 29 a 30 de Junho, a 3.ª edição da Expo Recicla, que juntou mais de 80 expositores de negócios de reciclagem, realizada sob o lema ‘‘Promovendo práticas sustentáveis’’.
O Ministério do Ambiente, através da Agência Nacional de Resíduos (ANG), juntou empresas gestoras de resíduos, estilistas, catadores, artesãos e artistas plásticos que, num ambiente de arte e criatividade, apresentaram uma variedade de formas de se ter cada vez menos resíduos a chegar no aterro sanitário.
De acordo com a ministra do ambiente, Ana Paula de Carvalho, eventos do género, para além de mostrar a capacidade que o país tem de lidar com os resíduos que produz, é excelente oportunidade para estabelecer parcerias com empresas do mesmo seguimento de negócio.
“Queremos congregar para a próxima edição, no ano em que o país completa 45 anos de independência, todas as províncias na 4.ª edição da Expo Recicla”, disse a ministra Ana Paula de Carvalho.
Embora haja uma atenção especial para os resíduos de plástico, vidro e papel e agora uma aposta nos resíduos electrónicos, a ministra do ambiente convida também aqueles que apostam no seguimento da valorização dos resíduos orgânicos.
“Temos a reciclagem na ordem dos 10 por cento e gostaríamos de ver esses números elevados contando com todo país”, sublinhou. No próximo ano, a província da Huíla acolherá a 4.ª edição da Expo Recicla.
Segundo a PCA da Agência Nacional de Resíduos, Nelma Caetano, as preparações já começaram e se espera por mais expositores e apoio das empresas públicas e privadas.
Depois da visita guiada à feira e do desfile infantil de moda reciclável, especialistas juntaram-se em mesa-redonda para dialogar sobre o desenvolvimento sustentável ambiental e da valorização industrial de resíduos, realidade angolana.
No próximo ano, a 4.ª edição da Expo Recicla vai ser realizada na província da Huíla, numa actividade onde são esperados o maior número de expositores e de visitantes.
Na primeira edição, em 2021, a actividade contou com uma participação de 50 expositores e mais de mil visitantes. Em 2023, foi realizada a segunda edição onde obtiveram um volume de negócios avaliados em mais de 100 milhões de kwanzas.