Vinte e quatro meninas em situação de vulnerabilidade no bairro 28 de Agosto, propriamente na Lixeira, município do Kilamba Kiaxi, em Luanda, vão beneficiar de melhores condições com a inauguração do projecto Diversidade e Inclusão, que visa acolher meninas provenientes de comunidades carentes.
O projecto Diversidade e Inclusão é uma iniciativa da fundação Veronas Davit, situada no Golf 2, bairro Soba Kapassa, e tem como missão fornecer apoio e sustentabilidade para o bem-estar de meninas dos 10 aos 18 anos de idade que estejam a viver em condições de vulnerabilidade.
De acordo com Verónica Sita, fundadora do lar, o projecto nasceu do sonho de ver cada criança, jovem e mulher a ter uma vida bem-sucedida de forma plena. O projecto começou no ano passado através das acções sociais do infantário e escola primária Veronas Davit erguida em 2017, mas com o olhar de futuramente se levantar um lar à parte do recinto escolar.
Por meio das acções sociais no seio das comunidades, a fundação Veronas Davit ob servou muitas crianças gestantes vítimas de abuso social e a viverem condições de pobreza. “Daí notei que era já o momento de erguer um lugar de transformação para estas meninas, sendo que cresci inclinada a tudo que é necessidade do outro e há 10 anos que penso em deixar o meu trabalho no ramo de petróleo e gás para criar algo meu, mas que estivesse ligado ao cuidado e desenvolvimento de pessoas”, disse Verónica Sita.
Maravilha André é subdirectora administrativa desta fundação e disse que actualmente apoiam 40 crianças, mas para o lar vão, por enquanto, 24. Esclarece que o projecto contempla a formação académica e técnica profissional, e também a matriz cristã.
“Elas terão um universo de coisas para fazer. Levarão muitas actividades a cabo, não será um lar onde elas virão apenas para dormir e acordar. Vamos proporcionar o que elas não tiveram acesso no bairro 28 de Agosto”, sustenta.
Maravilha André disse que a fundação tem trabalhado com entidades públicas e privadas para levar o amor de pessoa para pessoa, sendo que apela a todos que se sintam movidos a ajudar a prestar apoio em qualquer área, como alimentação, vestuário, saúde e educação.