Um seminário sobre “como comunicar com o povo”, dirigido a directores provinciais, administradores municipais e outros membros do governo da província de Malanje, decorre desde ontem, Quarta-feira, visando aprimorar as técnicas de interacção com o cidadão
O evento com duração de três dias, visa ainda dotar os participantes de métodos como lidar com a mídia, com vista a simplificar a comunicação entre os gestores públicos e a população, no quadro da governação de proximidade. Com isso, o governo da província, através do Gabinete Provincial da Comunicação Social, pretende criar bases sólidas para se alcançar melhores resultados na governação.
O conceito de comunicar, oratória, eloquência, coerência, credibilidade, voz, elaboração de discursos, contactos com os vários tipos de públicos, relação com os órgãos de comunicação social, importância das redes sociais, consequência da exposição excessiva e relação entre vida pública e privada, constam dos temas em abordagem. Na abertura do seminário, o vice-governador de Malanje para o sector Político, Social e Económico, Domingos Eduardo, disse ser intenção do governo a melhoria da capacidade institucional de comunicação, através da formação permanente dos quadros nos vários domínios.
Considerou desafiante o momento que o país vive no que toca à interacção do governo com o cidadão, o que requer conjugação de esforços dos servidores públicos e melhoria da forma de comunicar, divulgar os programas e mostrar as realizações do Estado, fazendo jus ao lema “ trabalhar mais e comunicarmos melhor”. Por sua vez, o director do Gabinete Provincial da Comunicação Social, Fernando Metusal Bueia disse haver alguma lacuna no sistema de comunicação entre o governo de Malanje e os cidadãos.
Por isso, urge capacitar os seus quadros para o aperfeiçoamento que se impõe, para que haja partilha de conhecimentos sobre as acções leva- das a cabo. A formação conta, igualmente, com participação de chefes de departamentos e responsáveis de comunicação dos Gabinetes Provinciais e das Administrações Municipais e Comunais.