Criada há cerca de dois meses, a Câmara de Comércio e Indústria Angola Argentina (CCIAA) conta com uma série de projectos para atrair investimentos dos empresários das terras de Maradona e Lionel Messi em Angola
Os membros da Câmara de Comércio e Indústria Angola Argentina (CCIAA), incluindo o seu presidente Agílio Campos, foram recebidos nesta Quarta-feira na Embaixada de Angola em Buenos Aires, na Argentina.
Na magna sala da missão angolana, o embaixador Fidelino Peliganga assegurou que a presença dos integrantes da caravana demonstra realmente o interesse dois países no domínio das trocas comerciais.
Por isso, adiantou que a visita de negócio, de acordo com o programa, vai ter um efeito mobilizador, visto que há, também, empresários argentinos interessados em estender os seus interesses no país.
“Há uma expectativa muito grande da parte dos empresários da Argentina, por isso a Câmara de Comércio e Indústria Angola- Argentina vai fortalecer os laços entre os dois países nos próximos tempos”, afirmou o embaixador.
Em sede da reunião, Fidelino Peliganga adiantou que há uma missão de empresários argentinos que deverão visitar Angola, pois têm acompanhado o seu desenvolvimento e pretendem investir em sectores chaves.
Com isto, o embaixador referiu que o mais importante é continuar a acreditar num grupo de jovens empresários que pretende elevar o nome de Angola, no domínio comercial, com programas exequíveis.
Por sua vez, o presidente da CCIAA, Agílio Campos, reiterou que há um interesse muito forte do seu órgão em atrair investimento argentino no país, visto que há sectores que bem explorados geram muitos empregos.
Ainda assim, o presidente fez saber que a câmara foi criada há sensivelmente dois meses, mas paulatinamente vai criando programas para manter contactos com as potencialidades de Angola.
“Estamos muito agradecidos pelos contactos feitos, por isso queremos afirmar que vamos continuar a trabalhar para dinamizar os interesses comerciais dos dois países”, disse o responsável.
Em razão disto, Agílio Campos reiterou que a sua delegação tem em carteira vários encontros de negócios em Mendonça, Córdoba e San Juan, cidades consideradas o motor da economia das terras de Maradona e Lionel Messi.
Posto isto, o membro da Federação empresários da Câmara de Córdoba, Maximiliano Malsevin, durante a conversa, mostrou-se satisfeito com os membros da CCIAA pela forma como se têm desdobrado nas terras do Tango.
Maximiliano Malsevin assegurou que os seus “confrades” vão visitar fábricas e participar em vários encontros com empresários para trocas de experiência em novos investimentos.
Empresários argentinos querem o café de Angola
Num outro encontro, em Buenos Aires, na Argentina, o embaixador Angolano, Fidelino Peliganga, disse que os empresários argentinos que actuam no ramo do café estão interessados em importar o produto.
Fidelino Peliganga disse que os especilialistas na matéria admitiram que o café angolano tem muita qualidade, logo isto também desperta o interesse dos cidadãos que produzem no país faz tempo.
O embaixador adiantou que os empresários e técnicos admitem que o teor de acidez do café angolano é muito baixo, por isso não há dúvidas que é um sector a ter em conta nos próximos tempos.
Aliás, o responsável fez saber que está na forja, por parte de empresários argentinos, o movimento “café de Angola”, de modo que não se dê muito espaço no que concerne a sua materialização.
“Há uma grande expectativa, por isso é importante aproveitar a vossa presença para os empresários locais agirem e desenvolverse mais o cultivo deste produto em Angola”, fez saber o embaixador.
Fidelino Peliganga referiu ainda que, para além do café, há sectores como turismo, cultura, ambiente e educação que tamb´´em interessam os empresários argentinos nos últimos tempos.