O projecto Melba Care, em parceria com a Fundação Brilhante, preocupados com as dificuldades por que passam as pessoas com albinismo, investiu recursos financeiros para a produção de cremes hidratantes e protectores solares que, de forma gratuita, começaram a ser distribuídos às pessoas com albinismo no Dundo, província da Lunda-Norte
A acção integrada no Plano de Apoio e Protecção às Pessoas com Albinismo (PAPPA 2023 – 2027) deu-se início na sexta-feira passada, 09 de Agosto, e terá também lugar hoje, segunda-feira, 12 de Agosto, na cidade de Saurimo, província da Lunda-Sul.
Domingos Margarida, administrador executivo da Endiama, que deu corpo ao lançamento desse projecto através do seu braço social, que é a Fundação Brilhante, disse que é um projecto de imensurável importância social pela integração, inclusão e protecção dos albinos.
“Estamos consciente de que a nossa sociedade cria situações de estigmatização a pessoas albinas, então, diante deste desafio, a Endiama, através da Fundação Brilhante, não hesitou em abraçar essa causa nobre”, frisou o administrador executivo da Endiama.
O projecto conta com o apoio dos governos provinciais e consiste na congregação em um mesmo espaço dos serviços de consultas de especialidade, registo de nascimento e atribuição do Bilhete de Identidade para os cidadãos com albinismo e momento cultural, e no final são agraciados com um kit de creme hidratante da pele, protector solar e a revista ‘Inklusão’ que foi lança- da naquele mesmo dia pela Melba Care.
Domingos Dala, governador da Lunda-Norte, disse que o acto visa, dentre outros objectivos, orientar as iniciativas nacionais destinadas a lidar com as principais questões com que se deparam as pessoas com albinismo, de forma concertada com a ferramenta da mobilização, prevenido e eliminando qualquer constrangimento a esta franja da sociedade, pelo que garantiu que o Governo da Lunda-Norte estará sempre ao dispor, na garantia do acesso prioritária aos serviços de saúde e educação e também na integração e oportunidade de emprego e empoderamento à pessoa com albinismo.
De acordo com Ludmila Vaz, fundadora da marca de dermo cosméticos Melba Care, este é um projecto inclusivo, que nasce da vontade de que todas as pessoas tenham uma pele saudável, em especial as com albinismo, que são frequentemente discriminadas.
A directora do projecto aproveitou a ocasião para apresentar a revista Inklusão, que faz parte do mesmo projecto. “Notamos que a falta de informação leva com que muitas famílias sejam quebradas quando uma criança nasce com albinismo, daí também a ideia de lançar a revista, que fala sobre saúde a nível da pele e nutrição”.
A revista é gratuita, segunda Ludmila Vaz, cuja leitura visa informar, ajudar a cuidar das pessoas com albinismo e incentivar as que não estão nessa condição a ajudarem as que estão.
Regina Serafim, uma das beneficiárias do kit de creme para protecção da pele, disse que gostou muito de participar da actividade e que não se sente discriminada, sendo que é uma pessoa alegre e encara a vida com satisfação.
“Não parem por aqui” pediu Ianvua
Augusto é também um dos contemplados, lamenta- se pelo facto de várias vezes ser obrigado a ficar em casa por causa das acções preconceituosas quando sai à rua.
“Quando passo na rua, as pessoas olham para mim como se eu fosse um monstro, algumas fogem e outras até têm recaída só de me verem”. Acrescentando que a actividade chegou num momento certo, pois muito do que foi dito serviu- lhe de motivação.
Por outro lado, os produtos de hidratação e protecção da pele que recebeu vão lhe valer de suporte, porque o sol abrasador já se avizinha, disse.
POR:Stélvia Faria