As más condições das vias secundárias e terciárias dificultam a exploração das zonas turísticas da província da Lunda Sul, informou, essa Quarta-feira, em Saurimo, o director do Gabinete Provincial da Juventude, Desporto e Turismo, Nelson Muiuca. Em declarações à ANGOP, no quadro do 27 de Setembro, Dia Mundial do Turismo, o responsável afirmou ser imperioso que o Executivo vele por este factor para permitir maior investimento por parte do empresariado nacional e estrangeiro.
Sublinhou que, ao nível do Governo local, trabalhos paliativos de terraplanagem, contenção de ravinas e desmatação têm sido feitos em prol do desenvolvimento do turismo.
Como perspectivas, o Gabinete Provincial da Juventude, Desporto e Turismo na Lunda Sul vai apresentar o guia turístico em formato digital, para publicar nas diversas plataformas existentes e atrair mais turistas à região.
Explicou que a aposta nas plataformas digitais deriva do facto de que hoje muitos são usuários das redes sociais, onde a informação chega com maior rapidez e eficiência. Sustentou que o guia terá vídeos sonoros, textos e várias fotografias do potencial turístico de que a região dispõe.
Afirmou que a província é potencial em zonas turísticas que bem aproveitadas podem contribuir para a arrecadação de receitas para os cofres do Estado. Para celebrar o Dia Mundial do Turismo, o Gabinete Provincial da Juventude, Desporto e Turismo da Lunda Sul promove uma visita à zona mineira afecta à Sociedade Mineira de Catoca, excursão nas zonas turísticas e visitas às unidades hoteleiras.
A província da Lunda Sul conta com sete pontos turísticos, nomeadamente Quedas do Rio Casengo e Tchihumbue, no município do Dala, bem como as lagoas do Luary, Tchitende e Pelengue (em Saurimo).
Igualmente, as Quedas do Rio Tchihumbue, Samussanda, Cataratas do Cassengo, Lagoa do Luar e do Pelengue e os aldeamentos turísticos, pensões, restaurantes, bares e hotéis. O dia 27 de Setembro foi instituído, em 1980, pela Organização Mundial do Turismo (OMT), instituição pertencente ao Sistema das Nações Unidas, como o Dia Mundial do Turismo.
A data foi escolhida por coincidir com um marco importante para a história do turismo no mundo, o aniversário de adopção dos Estatutos da OMT (em 27 Setembro 1970).
O objectivo principal do Dia Mundial do Turismo é promover a consciência nas sociedades para a importância da actividade turística e dos seus valores sociais, culturais, políticos e económicos.