O comandante da Marinha do Irão, contraalmirante Shahram Irani, afirmou que estão em andamento os planos para enviar forças navais para o canal do Panamá, enquanto militares iranianos se aproximam da costa das Américas.
Durante o seu discurso numa conferência realizada em Teerão. na Quarta-feira (11), o contra-almirante disse que até agora as forças navais iranianas têm sido implantadas em quase todos os estreitos estratégicos ao redor do mundo, com excepção de dois, avança a agência de notícias Tasnim.
Irani acrescentou que neste ano as forças da Marinha da República Islâmica navegarão para um desses dois estreitos, enquanto estão a ser feitos planos para a presença das forças iranianas no canal do Panamá.
De acordo com o alto comandante, a Marinha do país tem três quartéis de comando, cada uma responsável por uma das áreas oceânicas.
“Se hoje já estamos baseados nos oceanos Índico e Atlântico, então neste ano expandiremos a nossa presença para o oceano Pacífico”, acrescentou.
Irani também enfatizou a necessidade de a Marinha aumentar as suas capacidades de combate e equipamentos de defesa e continuar a navegação em águas remotas e internacionais.