O SIC-Uíge registou mais de 50 crimes de uso e abuso de cartões de crédito durante o primeiro trimestre de 2023, que contribuíram para o desfalque de perto de 20 milhões de kwanzas aos cidadãos com dificuldades de manuseio deste produto ou serviço bancário. São no total 59 crimes de uso e abuso de cartões de crédito, débito ou garantia, segundo a in- formação avançada pelo porta-voz daquele órgão, Zacarias Fernando, ao jornal OPAÍS.
Fez saber que as principais vítimas são cidadãos com dificuldades no manuseamento de cartões e, na tentativa de pedir ajuda, acabam por ser burlados por in- divíduos de má-fé. O responsável afirmou ainda que houve o registo de 22 crimes de burla informática, nas redes sociais, sobretudo no Facebook, onde os lesados se deixam enganar por publicidades, vendas de produtos diversos, bem como de activação do aplicativo Multicaixa Express.
“Não existe qualquer caso de clonagem de cartões registado nesta parcela do território nacional, não obstante haver especulações nas redes sociais da existência de máquinas que se assemelham com Terminais de Pagamento Automáticos que, presumivelmente, servem para clonar cartões de crédito”, assegurou. Zacarias Fernando disse ainda que com os aludidos crimes foi causado um desfalque de perto de 20 milhões de kwanzas das contas das vítimas.