O governador provincial de Luanda, Manuel Homem, constata hoje 13 de Março e amanhã, 14 do corrente mês, em jornada de campo, o estado socioeconómico do município da Quissama, informa uma nota de imprensa que a ANGOP teve acesso.
De acordo com a agenda de trabalho, hoje segunda-feira, dia 13, o governador reunirá com o Conselho de Auscultação Social, realizará visitas técnicas às obras do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) e manterá encontro de cortesia com entidades religiosas.
Amanhã, terça-feira, dia 14, a delegação do Governo Provincial de Luanda (GPL) desloca-se à comuna do Demba Chio (sede), com passagem pelos bairros do CCT, Mucolo Mienga, Salinas, Culemba e Camona.
O município da Quissama tem como administradora Elisabete de Fátima da Fonseca Tavares de Matos Rafael, que ocupa o cargo desde Novembro de 2022.
A ANGOP sabe que algumas comunas da Quissama distam há vários quilómetros da sede municipal e, durante muitos anos, os seus habitantes clamam por melhoria das vias de comunicação que as dificulta na circulação e escoamento dos produtos para os locais de comercialização.
Outras dificuldades que a maioria das comunidades dessa circunscrição passa têm a ver com a falta de água potável e de energia eléctrica. Entretanto, várias obras de impacto social, no âmbito do PIIM estão em curso, algumas em fase terminal, tais como escolas e centros de saúde.
O município da Quissama foi transferido, por força da lei nº 29/11, de 01 de Setembro de 2011, da província do Bengo para a província de Luanda, no seguimento da reforma administrativa territorial das duas províncias.
Conta com uma população estimada em 45 262 habitantes (censo 2014), uma área territorial de 12 046 quilómetros quadrados, sendo assim o menos populoso dentre os municípios da província de Luanda.
É limitado a norte pelos municípios de Viana e Icolo e Bengo, a Leste pelos municípios de Cambambe (Província do Cuanza Norte), Libolo e Quibala (Província do Cuanza Sul), a Sul pelos municípios de Quilenda e Porto Amboim (Cuanza Sul), e a Oeste pelo Oceano Atlântico.
Além da comuna da Muxima, compõe-se também pelas comunas de Demba Chio, Quixinge, Munbondo e Cabo Ledo. Parte do município é ocupada pelo Parque Nacional da Quissama.