No Dia Mundial dos Oceanos, comemorado ontem, mais de cinco toneladas de resíduos foram recolhidas na área costeira da praia do Lobito Velho.
A iniciativa foi organizada pela administração municipal do Lobito e contou com a participação de mais de cem trabalhadores da empresa portuária local, visando manter as praias limpas e livres de plásticos que possam prejudicar as espécies marinhas que ali vivem.
Durante o evento, Cristiano Sobrinho, administrador executivo responsável pela área Técnica, Segurança, Infraestrutura e Ambiente do porto do Lobito, enfatizou que a ação é uma forma de cumprir as responsabilidades sociais do Porto do Lobito e da Administração relativamente à preservação da orla marítima do Lobito, sendo este um membro do Pacto Global das Nações Unidas.
Cristiano destacou que mobilizaram cem trabalhadores com ferramentas como enxadas, pás, carrinhos de mão, camião e um navio, que ajudaram na coleta de plásticos na costa, demonstrando apoio às iniciativas do Governo e agradeceu em nome do Conselho de Administração pela dedicação dos funcionários em salvar e proteger os oceanos.
Por sua vez, Ernesto Muabi, primeiro secretário da comissão sindical afirmou que a atividade ambientalista seguirá com a caminhada ecológica para conscientizar não apenas os membros, mas também sobre a importância da preservação dos oceanos, assegurando a continuidade e a proteção das espécies.
Já Graciosa Cerqueira, directora municipal do Ambiente da administração municipal do Lobito, agradeceu a participação do Porto do Lobito nas causas sociais do município relativamente à preservação e conservação dos oceanos, enfatizando a importância de todos fazerem a sua parte para garantir a nossa permanência neste planeta.