Oitocentos e 45 crianças e adolescentes, entre dos 6 aos 17 anos de idade, adquiriram, pela primeira vez, de Maio a Junho deste ano, o cartão de munícipe, na província do Cunene
Os serviços de emissão do cartão, desenvolvido pela rede de Balcões Único do Empreendedor (BUAP), lançado em Maio deste ano, funcionam nas administrações municipais e comunais.
O processo visa emitir cartões do munícipe para permitir a localização dos menores e adolescentes, informou ontem, Quarta-feira, à ANGOP, o chefe do departamento de Modernização, Administração e Gestão do BUAP no Cunene, José Manuel.
Disse que os BUAP emitiram ainda 666 pedidos de recolha de dados para emissão do Bilhete de Identidade e a renovação de 170 cartões de eleitor, ao nível dos municípios do Cuanhama, Namacunde, Ombadja, Cahama, Curoca e Cuvelai.
Por outro lado, fez saber que os serviços dos BUAP estão suspensos desde Julho, devido a uma operação que decorre ao nível do país, para adequação do sistema que visa alargar as suas funcionalidades e integração de novos serviços.
“Com a conclusão da adequação do sistema, os BUAP passaram a emitir outros serviços essenciais aos cidadãos como a segunda via do Bilhete, carta de condução, entre outros documentos”, lembrou.
José Manuel disse que enquanto estes serviços continuam suspensos, a população deve dirigir-se às secretarias das administrações municipais para tratar o atestado de residência.
O cartão do munícipe é um instrumento de identificação muito valioso que ao ser atribuído, à semelhança do Bilhete de Identidade, simplifica a necessidade de vários documentos nas diferentes instituições.
O Gabinete do Registo e Modernização Administrativa do Cunene conta com 20 Balcões Único do Empreendedor (BUAP), um por cada comuna.
Com uma superfície de 87 mil 342 quilómetros quadrados e um milhão, 17 mil e 491 habitantes, a província do Cunene está dividida administrativamente em seis municípios e 20 comunas.