Setecentos 73 produtores dos municípios dos Gambos, Humpata, Chibia e Cacula, na província da Huíla tiveram acesso ao crédito comunitário, por via dos projectos Ehole, Inclusão Produtiva-Kwenda e Elavoko, desenvolvidos pela ADRA, em 2023, cujos valores variaram entre 20 mil e 50 mil kwanzas.
Ao todo foram atribuídos de forma faseada e rotativa, 41 milhões, 588 mil kwanzas, através de 20 Caixas Comunitárias constituídas nos quatro municípios, para o fortalecimento da renda dessas famílias, segundo a assistente de projectos da ADRA–Huíla, Namibe, Anastácia Tchilete.
Em declarações ontem, Quinta-feira, à ANGOP no Lubango, a assistente de projectos da ADRA–Huíla, Namibe, Anastácia Tchilete, realçou que a acção enquadra -se na linha do reforço da capacidade económica das famílias.
Detalhou que no município da Cacula beneficiou 474 produtores, Chibia 193, Gambos 81 e Humpata 45, na sua maioria mulheres, que aplicaram os valores em diferentes áreas da actividades económica, cuja quantia do crédito por produtor variou em função da solicitação e da sua necessidade.
Segundo Anastasia Chilete, a Caixa Comunitária funciona como um banco criado pelas associações e cooperativas de produtores, com o objectivo de facilitar o acesso ao crédito para de forma rotativa, com juros de cinco por cento do valor que solicitar ao fim de três ou seis meses.
Afirmou que os produtores tem sabido honrar com o compromisso e há inclusive algumas que beneficiaram de mais de um financiamento.
Destacou que, no período em análise, foram adquiridas e distribuídas 338 cabeças de gado, sendo 50 bovinos para tracção animal e 288 caprinos para o fomento, em formato rotativo, em benefício de 288 famílias e nove cooperativas agropecuárias nos municípios da Cacula e Chibia.