A organização Comunidade do Distrito Urbano do Rangel, em colaboração com a Fundação Obrabella, realizou uma formação de capacitação de 272 professores afectos àquela circunscrição de Luanda. O ciclo que deve terminar, hoje, visou, essencialmente, actualizar os docentes sobre os novos desafios da profissão
A acção formativa iniciou, na passada Quinta-feira, 24, com foco nas disciplinas de Matemática e de Língua Portuguesa do segundo II Ciclo do Ensino Secundário para as quais participaram 66 professores de cada uma das disciplinas, enquanto para o Ensino Primário e o Pré-escolar foram 142 docentes.
Segundo o porta-voz da Comunidade do Distrito Urbano do Rangel, Moisés Neto, uma equipa de dez inspectores beneficiou, também, da acção de refrescamento e preparação para a actividade inspectiva.
O ciclo de formação visou, essencialmente, capacitar e preparar, segundo a necessidade de cada um dos participantes, uma vez que se transmitiram conhecimentos a professores do Ensino Primário, nas disciplinas de Educação Manual e Plástica, fora do seu domínio.
“Este ciclo de formação tem o objectivo de, para uns, capacitar, e para outros, preparar, porque há conteúdos que foram dados, particularmente para os professores do Ensino Primário e Pré-Escolar, nas disciplinas de Educação Manual e Plástica, e que não dominavam”, esclareceu.
O responsável considerou ser por esta razão que a formação tem estado a decorrer com grande empenho, uma vez que se verifica um número maior de participantes, que embarcam para discussões acesas, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
“A formação termina já amanhã [hoje], mas, nós já estamos com 95 por cento de satisfação”, referiu, acrescentando que foram solicitados metodólogos em Matemática formados pelo Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), e mestres em Língua Portuguesa.
Para os próximos ciclos, que se prevê uma periodicidade anual, as formações serão administradas de acordo com a necessidade que for observada, pois, justificou, existem disciplinas com maior nível de carência no distrito em relação a outras.
“Por isso é que pegamos logo a Língua Portuguesa, a Matemática e a Educação Manual e Plástica, porque a maior parte dos professores, que ensinam no Ensino Primário e no Pré-Escolar, não aprenderam estas disciplinas, salvo aqueles que estudaram em magistérios primários, mas, são poucos”, afirmou.
Este é o segundo ciclo de formação levado a cabo pela Comunidade do Distrito Urbano do Rangel, depois da realização do primeiro, no ano passado, que contou, também, com o patrocínio da Fundação Obrabella, no âmbito de um memorando entre a Fundação e a Secção da Distrital da Educação.
O referido memorando entre as duas organizações permitiu ainda a reparação da estrutura da Escola da Nossa Senhora do Guadalupe, situada nas Caritas, na Avenida Brasil, e, além disso, ergueu, também, um edifício de um andar com sete salas.
Por: Jaime Tabo