O Subsistema de Educação de Jovens e Adultos (EJA) alfabetizou, nos últimos cinco anos, 2.660.442 jovens e adultos, 70 por cento dos quais são mulheres, informou o director nacional da Educação de Jovens e Adultos do Ministério da Educação, Evaristo Pedro.
Em declarações ao Jornal de Angola, Evaristo Pedro explicou que, âmbito da materialização das políticas públicas no domínio da Alfabetização, a Direcção Nacional da Educação de Jovens e Adultos verificou um decréscimo nos resultados do Módulo I, quanto ao número de atendidos em 2020.
Apesar dos constrangimentos nos vários sectores, disse, o Executivo aprovou o Plano de Acção para a Intensificação da Alfabetização e a Educação de Jovens e Adultos(EJA), tendo como principal objectivo a redução dos actuais índices de analfabetismo literal e funcional.
Segundo o director, verificou-se um decréscimo nos resultados da alfabetização no Módulo I, em 2020, quando foram suspensos os contratos com os alfabetizadores em todo o país, devido à dívida acumulada entre 2017 e 2019 e também à interrupção das aulas no decurso da pandemia.